sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TEM QUE OUVIR: Rage Against The Machine - Rage Against The Machine (1992)

Uma explosão! O disco de estreia do Rage Against The Machine despertou a juventude para algumas injustiças do sistema. Musicalmente falando, é o flerte definitivo do rap com o rock, sendo considerado por muitos o embrião do new metal (nu metal).


Gravado ao vivo, o disco tem uma sonoridade crua e abrasiva. Sua produção é de eficácia extrema. Já sua capa, trazendo um monge vietnamita em chamas, traduz um pouco da fúria e contestação da banda.

"Bombtrack" é um hard rock moderno e poderoso. Sua letra cantada agressivamente pelo Zack de la Rocha surpreende até mesmo os mais avessos as políticas de esquerda. O grande clássico da banda vem na sequência. "Killing In The Name" - um single de sucesso com direito a 17 "fuck you!" - tem um dos riffs mais legais da década de 90, além de solo inventivo, com direito a notas gritantes extraídas do pedal de whammy, marca registrada do ótimo guitarrista Tom Morello.

A cozinha consistente e funkeada formada por Tim Commerford (baixo) e Brad Wilk (bateria) brilha nos convites para a revolução de "Take The Power Back" e "Wake Up".

"Settle For Nothing" é de intensidade absurda. Sua dinâmica que culmina num refrão nervoso é espetacular. O instrumental de "Bullet In The Head" tem ótimo groove, além de ruídos produzidos pela guitarra de Tom Morello, que remetem diretamente aos DJs de hip hop. O mesmo acontece em "Know Your Enemy", um esporro contra o status quo.

Enquanto "Fistful Of Steel" aponta para o hard rock, "Township Rebellion" tem doses de experimentalismo difícil de distinguir a origem. Possivelmente algo entre o miami bass do Afrika Bambaatta e o heavy metal do Black Sabbath.

A excepcional "Freedom" encerra o disco com status de hino. Os berros finais de Zack de la Rocha ecoam na cabeça de muitos jovens.

Disco espetacular, politicamente ousado e de qualidades musicais diversas. Enquanto o grunge olhava para o próprio umbigo, o RATM veio com uma proposta para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário