Mesmo com esse e outros fatos amaldiçoando a carreira da banda, nada foi o suficiente para impedir o Lynyrd Skynyrd de ser um dos maiores nomes do southern rock. Mérito conseguido por lançarem discos espetaculares, como por exemplo, o álbum de estréia (Pronunced "Leh-'nerd 'Skin-'nérd) de 1973.
Uma das faixas mais emblemáticas presente neste disco e obrigatória em todos os shows do grupo é a maravilhosa "Free Bird" (ou "Freebird").
A música pode ser divida em duas partes. A primeira, calma e melancólica, com bela introdução de piano, solo ultra melódico de slide do guitarrista Gary Rossington, arranjo de cordas brilhante e letra profunda interpretada lindamente por Ronnie Von Zant. A segunda, extremamente intensa, com um dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, obra do talentoso Allen Collins, que faz a guitarra sorrir e chorar com grandes frases recheadas de bends e vibratos expressivos.
Assim como ocorre no Brasil com o "Toca Raul", é possível encontrar nos mais variados shows nos EUA alguém gritando "Freebiiiiiiiiiird!!!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário