quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ícones da MPB em faixas rockeiras

O título do post é auto explicativo, assim sendo, escutem essas ótimas faixas com apelo rockeiro gravadas por medalhões da música brasileira. Quem sabe essas músicas não servem de introdução para o trabalho desses ótimos compositores.

Tim Maia - Cristina Nº2
O ícone da soul music brasileira em seu genial disco de estreia, numa faixa rápida e com vestígios da Jovem Guarda. É importante lembrar que Tim Maia chegou a ter um grupo no final da década de 50 em parceria com Roberto e Erasmo Carlos chamado The Sputniks, ou seja, sua ligação com o rock não é tão surpreendente assim.

Milton Nascimento - Para Lennon e McCartney
Milton em seu disco de 1970 acompanhado pelo supergrupo Som Imaginário. O teclado total Mark Stein (Vanilla Fudge) do Zé Rodrix e a guitarra carregada de fuzz do grande Frederyko (Fredera) são imponentes.

Gilberto Gil - Cérebro Eletrônico
Ridiculamente ignorada pela nova geração, Gilberto Gil tem tantas faixas rockeiras (principalmente na fase tropicalista) que fica difícil escolher apenas uma. Deixo essa música que tem a presença do genial Lanny Gordin nas guitarras.

Gal Costa - Vapor Barato
Mais um petardo com a presença do guitarrista Lanny Gordin em um dos seu melhores solos. O peso dessa música é inovador para época (no Brasil). Sensacional.

Caetano Veloso - Odeio
Caetano Veloso é um autentico rockeiro em mutação. Isso de faz valer desde sua fase tropicalista. Na última década ele voltou a deixar aflorar o rock em seu trabalho, o que acabou resultando no ótimo disco (2006). Já vou avisando, o rock aqui não tem o peso setentista das músicas anteriores, na verdade está muito mais ligado a arranjos pós-punk de bandas como Talking Heads.

Nenhum comentário:

Postar um comentário