quarta-feira, 22 de agosto de 2012

TEM QUE OUVIR: The Jimi Hendrix Experience - Are You Experienced (1967)

Nascido em Seattle (EUA) e com alguns trabalhos acompanhando artistas como Little Richard, Jimi Hendrix logo saltou aos ouvidos dos músicos ingleses, o que o levou para a Inglaterra por incentivo do Chas Chandler, baixista do Animals. Lá formou seu trio com dois branquelos: Noel Redding (baixo) e Mitch Mitchell (bateria). Eis a The Jimi Hendrix Experience. Are You Experienced, lançado no fervilhante ano de 1967, revelou ao mundo esse que foi não só o maior guitarrista do rock, mas um dos maiores criadores do século XX.


O disco de estreia do grupo não é necessariamente o melhor da curta carreira do Jimi Hendrix, mas é o mais emblemático, principalmente por ser o cartão de visita do guitarrista, justamente num momento tão turbulento quanto criativo, em plena Guerra do Vietnã, que desencadeou artisticamente na contracultura.

Verdadeiras pérolas psicodélicas fazem parte do álbum, vide a emblemática "Foxey Lady" com seu riff cheio de groove, solo intenso e interpretação vocal maravilhosa do Hendrix. Uma das bases do hard rock e até mesmo do heavy metal.

A valsa lisérgica em 3/4 de "Manic Depression" deixa explicita a criatividade e a pegada jazzística do lendário Mitch Mitchell, além da eficiência do Noel Redding. É interessante notar como o trio soa poderoso e espontâneo, tendo sido fundamental para a concretização do formato - guitarra, baixo e bateria - no rock.

A bluseira "Red House" é um dos ápices do Hendrix enquanto solista, fato que faz da música uma das mais regravadas entre os guitarristas.

Os pilares do rock psicodélico estão representados em faixas mágicas, vide a contagiante "Can You See Me", as experimentais "Love Or Confusion" (com uso de feedback, guitarras sobrepostas e outras ferramentas popularizadas pelo Hendrix, além de ótima linha de baixo) e "I Don't Live Today" (com guitarra carregada de fuzz, alavancadas radicais e bends tocados com maestria), além da quase jazzista "Third Stone From The Sun" e da balada ultra melódica "May This Be Love".

O riff dilacerante e o groove pesado fazem de "Fire" um dos grandes clássicos do rock. Já "Remember", embora bem menos popular, é um grande exemplo da fluência rítmica e harmônica do Hendrix, característica subestimada devido seu talento enquanto solista.

A faixa "Are You Experienced?" ainda hoje soa futurística devido a tamanha quantidade experimentações feitas em estúdio, principalmente com canais invertidos e uso de microfonias. Impossível não relacionar a música ao LSD.

Embora o álbum tenha sido lançado primeiramente na Inglaterra, é na tiragem americana - dona da conhecida capa psicodélica amarela - que se encontra dois dos grandes clássicos do guitarrista: "Hey Joe" e "Purple Haze", essa última com um dos grandes riffs da história do rock, interpretação vocal visceral e letra delirante.

Independente da tiragem, Are You Experienced mudou a cultura popular, transformou gerações, apontou novos rumos para a guitarra, influenciou diversos artistas e até mesmo abriu espaço para os negros no rock (parece absurdo logo os criadores precisarem disso, mas aconteceu). Clássico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário