terça-feira, 21 de agosto de 2012

Guitarristas do Raul Seixas

Raul Seixas morreu há 23 anos atrás. Em tributo a esse grande ícone da música brasileira (não só do rock), falarei sobre alguns guitarristas que o acompanharam. O assunto pode parecer supérfluo, mas na verdade guarda algumas pérolas que poucas pessoas conhecem. É uma forma de fugir do óbvio ao falar sobre o artista baiano.

Confesso que cometo injustiça falando apenas dos guitarristas que tocaram com o Raulzito, quando na verdade ele estava cercado de grandes músicos, como o baixista Paulo Cesar Barros, o baterista Mamão, o arranjador/maestro/pianista Miguel Cidras e até mesmos bandas inteiras, como o caso da Banda Black Rio (do espetacular baixista Jamil Joanes) nas músicas "De Cabeça Para Baixo" e "Tapanacara". Mas por ser guitarrista e ter mais informação sobre isso, acho que essa minha injustiça de certa forma vale a pena.
Groove espetacular da Banda Black Rio na faixa "Tapanacara".

Obs: Por ter uma carreira extensa e por informações incompletas, não citarei todos os músicos que passaram pela banda de Raul. Falarei apenas sobre os mais notórios e algumas curiosidades. Mas deixo aqui uma menção honrosa aos nomes de Tony Osanah e Luiz Claudio.

Rick Ferreira
Rick era o guitarrista oficial do Raul. Embora não tenha feito apresentações ao vivo com o Raul Seixas (Tony Osanah talvez tenha sido o principal para essa tarefa), a figura do Rick Ferreira esteve presente em praticamente todos os discos da carreira do cantor. Seu estilo é facilmente reconhecido quando toca pedal steel. Alias, ele tornou-se um dos músicos mais requisitados no instrumento aqui no Brasil, sendo referência quando o assunto é guitarra country (vide "Cowboy Fora da Lei") e rock n' roll (vide "Quando Acabar o Maluco Sou Eu").

Jay Vaquer
Jay Vaquer (não confundir com seu próprio filho, o cantor Jay Vaquer) tocou com o Raul em diversos discos, principalmente nos primeiros da carreira solo do artista. Um dos grandes momentos do Jay Vaquer está na faixa "Al Capone", inclusive no solo ultra rasgado.

Celso Blues Boy
O recém falecido Celso Blues Boy passou pela carreira do Raul Seixas quando tinha apenas 17 anos anos. Ele divide as guitarra com Rick no disco "Abre-te Sésamo", que tem faixas como a clássica "Rock das Aranhas".

André Christovam
Um dos grandes nomes da guitarra blues brasileira executou um dos solos mais marcantes dentro da carreira do Raul Seixas. Estou falando da música "Rock N' Roll", presente no último disco do rockeiro baiano, feito em parceria como o Marcelo Nova, A Panela do Diabo de 1989.

Pepeu Gomes
Agora vem a primeira daquela que para muitos é uma surpresa. O genial Pepeu Gomes gravou uma única faixa (que eu saiba) com o mestre Raulzito. É interessante notar que o groove e o timbre da música gravada com o Raul ("Pagando Brabo") de certa forma lembra a excepcional "Malacaxeta", clássico instrumental da carreira solo do Pepeu.

Sérgio Dias
Uma informação que poucos sabem é que uma das faixas mais pesadas do Raul Seixas, a sensacional "Segredo do Universo", tem as guitarras do grande Sérgio Dias, eterno guitarrista dos Mutantes. Além de timbre encorpado e riff espetacular, a música tem também um solo intenso. Sem dúvida um dos grandes momentos guitarrísticos da carreira do Raul.

5 comentários:

  1. Para expressar melhor quem foi o guitarrista Celso Blues Boy seria melhor usar como exemplo a musica "Aluga-se" pois nela podemos perceber o timbre único e inconfundivel deste mestre na guitarra.

    ResponderExcluir
  2. Ficou faltando o último guitarrista que tocou com Raul nos 50 shows com Marcelo Nova e tocou em todas as faixas da Panela do Diabo, o excelente Gustavo Mullen que foi também guitarrista da banda Camisa de Vênus.


    ResponderExcluir
  3. Marco Aurélio Peruchi foi guitarrista do Raul?

    ResponderExcluir
  4. Pena que não foram citados os músicos dos sucessos Ouro de Tolo, SOS, Medo da Chuva, Gita, esses sim foram sucessos com grande performance dos músicos, ao contrário dos citados na matéria,

    ResponderExcluir