quarta-feira, 30 de maio de 2012

TEM QUE OUVIR: Novos Baianos - Acabou Chorare (1972)

Se há um disco nacional que possa ser considerado unanimidade é o excepcional Acabou Chorare dos Novos Baianos. O álbum foi escolhido pela revista Rolling Stone Brasil, através de uma votação feita por estudiosos, músicos, produtores e jornalistas, como o maior disco brasileiro de todos os tempos. O som faz jus a fama.


Diz a lenda que a fusão de música brasileira com o rock - já feito anteriormente pelo grupo -, só foi possível graças a visita do João Gilberto ao famoso sitio em que os integrantes compartilhavam no maior exemplo de hippismo tupiniquim. O resultado foi um álbum de riqueza exuberante no que diz respeito a composição, performance e produção. E ainda alcançando estrondoso sucesso comercial.

O hino "Brasil Pandeiro" (Assis Valente) já evidencia a sofisticação dos arranjos. As cordas de Moraes Moreira (violão), Pepeu Gomes (craviola) e Dadi Carvalho (baixo) são uma aula de bom gosto. Tudo isso somado a uma percussão de alegria/groove tipicamente brasileiro num refrão arrasa-quarteirão.

Canções como "Preta Pretinha" e "Besta É Tua" trazem essa mesma brasilidade, sendo ambas os grandes sucessos do grupo, já que foram amplamente executadas nas rádios.

A influência rockeira de Pepeu Gomes (principalmente de Jimi Hendrix) chama atenção na potente "Tinindo Trincando", música essa cantada com maestria pela Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil). É interessante notar que, mesmo tendo o rock como alicerce, instrumentos brasileiros como o triângulo dão um toque regional bastante particular.

Além de Jimi Hendrix, outra influência dos Novos Baianos é a bossa nova de João Gilberto e o choro de Jacob do Bandolim, que ditam o ritmo na singela "Acabou Chorare" e na celebrativa "Swing de Campo Grande". As duas canções são composições de Moraes Moreira e Luiz Galvão, claramente os dois principais compositores do grupo.

A genial "Mistério do Planeta" tem letra psicodélica e groove desconcertante. A bateria do Jorginho Gomes acompanha as harmonias frenéticas de Moraes Moreira e desencadeia num solo fantástico do Pepeu Gomes. Espetacular!

A voz doce e potente de Baby Consuelo volta a aparecer na contagiante "A Menina Dança". Já o frevo/choro/baião entorpecido de "Um Bilhete Pra Didi" encerra o trabalho brilhantemente.

Acabou Chorare é um clássico da música brasileira, que merecia ter ganhado status mundial. O disco mostra a maturidade de jovens artistas que, mesmo com limitações técnicas - que o diga a televisão que Pepeu Gomes desmontou para construir suas primeiras distorções -, conseguiram registrar um álbum histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário