Diz a lenda que a fusão de música brasileira com o rock só foi possível graças a visita do João Gilberto ao famoso sitio do grupo, em que os integrantes compartilhavam no maior exemplo de hippismo tupiniquim. O resultado desse encontro foi um álbum de riqueza exuberante no que diz respeito a composição, performance e produção. E ainda alcançando sucesso comercial.
O hino "Brasil Pandeiro" (Assis Valente) já evidencia a sofisticação dos arranjos. As cordas de Moraes Moreira (violão), Pepeu Gomes (craviola) e Dadi Carvalho (baixo) são uma aula de bom gosto. Tudo isso somado a uma percussão de alegria/groove tipicamente brasileiro num refrão arrasa-quarteirão.
Canções como "Preta Pretinha" e "Besta É Tua" trazem essa mesma brasilidade, sendo ambas os grandes sucessos do grupo, já que foram amplamente executadas nas rádios.
A influência rockeira de Pepeu Gomes (principalmente de Jimi Hendrix) chama atenção na potente "Tinindo Trincando", música essa cantada com maestria pela Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil). É interessante notar que, mesmo tendo o rock como alicerce, instrumentos brasileiros como o triângulo dão um toque regional bastante particular.
Além de Jimi Hendrix, outra influência dos Novos Baianos é a bossa nova de João Gilberto e o choro de Jacob do Bandolim, que ditam o ritmo na singela "Acabou Chorare" e na celebrativa "Swing de Campo Grande". As duas canções são de Moraes Moreira e Luiz Galvão, nitidamente os principais compositores do grupo.
Canções como "Preta Pretinha" e "Besta É Tua" trazem essa mesma brasilidade, sendo ambas os grandes sucessos do grupo, já que foram amplamente executadas nas rádios.
A influência rockeira de Pepeu Gomes (principalmente de Jimi Hendrix) chama atenção na potente "Tinindo Trincando", música essa cantada com maestria pela Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil). É interessante notar que, mesmo tendo o rock como alicerce, instrumentos brasileiros como o triângulo dão um toque regional bastante particular.
Além de Jimi Hendrix, outra influência dos Novos Baianos é a bossa nova de João Gilberto e o choro de Jacob do Bandolim, que ditam o ritmo na singela "Acabou Chorare" e na celebrativa "Swing de Campo Grande". As duas canções são de Moraes Moreira e Luiz Galvão, nitidamente os principais compositores do grupo.
A genial "Mistério do Planeta" tem letra psicodélica e groove desconcertante. A bateria do Jorginho Gomes acompanha as harmonias frenéticas de Moraes Moreira e desencadeia num solo fantástico do Pepeu Gomes. Espetacular!
A voz doce, potente e carismática da Baby Consuelo volta na contagiante "A Menina Dança". Já o frevo/choro/baião entorpecido de "Um Bilhete Pra Didi" encerra o trabalho brilhantemente.
Acabou Chorare é um clássico da música brasileira, que merecia ter ganhado status mundial. O disco mostra a qualidade de jovens artistas que, mesmo com limitações técnicas - que o diga a televisão que Pepeu Gomes desmontou para construir suas primeiras distorções -, conseguiram registrar um álbum histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário