*Observação pertinente: Theremin é um sintetizador , foi criado por Léon Theremin e é anterior ao Moog, mas devido sua particularidade, deixemos ele fora disso (ao menos por hoje), ok?
Passada a "febre" que o Google promoveu, venho através deste post apresentar o som e a importância real dos instrumentos criados por Robert Moog. Já existe literatura suficiente (até mesmo na internet) sobre o criador e sua criação, sendo assim, não me atentarei a explicar o funcionamento de um sintetizador, mas sim postar algumas obras que guiaram a música para novos caminhos com ajuda da infinidade de timbres oferecidos pelo instrumento.
Antes de partir para os sons, colocarei uma explicação rápida e satisfatória sobre o que é um sintetizador. Segundo o Wikipédia: "Um sintetizador é um instrumento virtual eletrônico projetado para produzir sons artificialmente". Mas uma observação deve ser feita, muito dos instrumentos criados por Robert Moog são analógicos.
Brincadeira do Google terminada e introdução ao tema feito, chegou a hora de abrir as portas da audição e ouvir esse instrumento fantástico que é o sintetizador.
Walter Carlos
Nada mais justo que começar pelo começo. Walter Carlos (hoje Wendy Carlos) foi o/a responsável por popularizar o uso do instrumento. Suas versões para clássicos da musica erudita executados no sintetizador teve grande alcance, sendo o ápice a trilha sonora para o filme Laranja Mecânica.
Emerson, Lake & Palmer
Acho impossível falar de sintetizadores e não mencionar o rock progressivo. Apesar de diversas bandas terem feito uso do instrumento (Yes, Genesis, Pink Floyd, Rush...) nenhuma outra explorou tanto os sintetizadores quanto o Emerson, Lake & Palmer. Keith Emerson foi tão importante para o instrumento que até a mesmo a criação "compacta" do sintetizador analógico (o minimoog) foi pensada com a intenção de possibilitar o uso do instrumento no palco, tendo em vista que isso era inviável antes, já que os primeiros modelos eram gigantescos (tão gigantes que chegaram a afundar o palco do Emerson, Lake & Palmer quando eles insistiam em fazer uso do "trambolho"). A dificuldade em programar um instrumento analógico nos palcos era enorme, ainda assim é possível ouvir o Keith Emerson fazendo miséria com o moog.
Mahavishnu Orchestra
No jazz, diversos instrumentista fizeram uso do sintetizador. Rapidamente é possível lembrar do Herbie Hancock (vide o clássico Head Hunters, de 1973) e Chick Corea (principalmente no Return To Forever). A Mahavishnu Orchestra, uma das minhas bandas prediletas, também pode ser incluída nesta lista. O uso constante do instrumento foi fundamental para a criação e desenvolvimento do fusion (jazz rock). O tecladista do grupo, o excepcional Jan Hammer, chegou a fazer uso do moog com outros artista (por exemplo Jeff Beck, no disco Wired), mas o trabalho com a Mahavishnu Orchestra continua sendo o mais impactante.
Tangerine Dream
Se no rock progressivo os sintetizadores foram usados com frequência, no krautrock (uma espécie de progressivo alemão eletrônico) a coisa desanda. Bandas como Kraftwerk abusaram do instrumento, o que desencadeou na procura constante de grupos/produtores/djs de música eletrônica pelos timbres dos sintetizadores analógicos (não é difícil encontrar o som característico do moog na música do Daft Punk, por exemplo). Mas a banda que "chutou o balde" com relação ao uso do instrumento foi o Tangerine Dream, grupo encabeçado pelo tecladista Edgar Froese. A mistura de música contemporânea, space rock, ambient, rock progressivo e música eletrônica proposta pela banda, é um deleite para os fãs de sintetizadores.
Parliament-Funkadelic
Os geniais grupos encabeçados pelo "maestro" George Clinton influenciaram grande parte da música popular que surgiu posteriormente. Todo o groove da disco music (não é mesmo, Giorgio Moroder?), hip hop (do Afrika Bambaataa ao Kanye West) e posteriormente da música pop (do Prince até os dias de hoje com a Lady Gaga, aquele timbre de sintetizador em "Yoü And I" que o diga) tem influência na produção, arranjo e escolha de timbres do p-funk. Escute a clássica "Flash Light" e comprove.
Stevie Wonder
Se foi possível o r&b desaguar nessa sonoridade sintética que hoje vemos nos grandes nomes da música pop, é preciso enxergar a raiz disso nas experimentações ultra bem sucedidas que o Stevie Wonder fez em alguns de seus álbuns mais aclamados, vide o Talking Book (1972) e o Innervisions (1973), ambos contando com o auxílio dos vanguardistas Robert Margouleff e Malcolm Cecil ajudando-o a programar os sintetizadores. Cartilha da música POP (com letras garrafais).
Brian Eno
Seja através do glam rock/art rock do Roxy Music, em produções ambient em carreira solo ou na fase berlinense do David Bowie, Brian Eno é um dos maiores nomes do sintetizadores, tanto em criação quanto em influência na música contemporânea.
Seja através do glam rock/art rock do Roxy Music, em produções ambient em carreira solo ou na fase berlinense do David Bowie, Brian Eno é um dos maiores nomes do sintetizadores, tanto em criação quanto em influência na música contemporânea.
Gary Numan / Tubeway Army
Sabe aquela característica igualmente amada e odiada da década de 1980? Pois então, ela é exatamente culpa dos sintetizadores. Em um certo momento esses timbres virtuais eram tão interessantes e inovadores que colocaram a guitarra de escanteio (o Rush que o diga). Muita dessa febre veio graças ao estranho Gary Numan e o grupo Tubeway Army. Aqui é o ponto de partida de uma geração synthpop (e pode incluir aqui New Order, Depeche Mode, Pet Shop Boys, Tears For Fears...), new wave (e aqui não se esqueçam do Devo), new romantic, rock industrial (atenção óbvia para o Nine Inch Nails) e pós-punk. Vale ainda dizer que ao lado do Gary Numan, nessa estética mais pop (ainda que comercialmente nichada) está os japoneses do Yellow Magic Orchestra.
Dr. Dre
Embora já tenha colocado o rap na linha evolutiva daquilo que começou com o Parliament-Funkadelic, acho que vale reforçar a nova vida que o estilo deu aos sintetizadores, o quê permitiu gerar novos frutos ainda hoje sem soar datado ou retrô. Um dos grandes responsáveis por isso é o Dr. Dre, que consegue fazer um instrumento sintetizado soar solar (afinal, west coast). Melodias como as de "Fuck Wit Dre Day", "Nuthin' But A "G" Thang", "Let Me Ride" e "The Next Episode", além de inúmeras linhas de baixo de moog cheias de groove, guiam muito do que é feito não só no rap, mas no pop contemporâneo.
Embora já tenha colocado o rap na linha evolutiva daquilo que começou com o Parliament-Funkadelic, acho que vale reforçar a nova vida que o estilo deu aos sintetizadores, o quê permitiu gerar novos frutos ainda hoje sem soar datado ou retrô. Um dos grandes responsáveis por isso é o Dr. Dre, que consegue fazer um instrumento sintetizado soar solar (afinal, west coast). Melodias como as de "Fuck Wit Dre Day", "Nuthin' But A "G" Thang", "Let Me Ride" e "The Next Episode", além de inúmeras linhas de baixo de moog cheias de groove, guiam muito do que é feito não só no rap, mas no pop contemporâneo.
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