Esse trabalho conceitual narra a história de um alienígena andrógino chamado Ziggy Stardust, personagem que Bowie incorporou na época. O dito cujo vem para o Planeta Terra em sua fase apocalíptica e monta uma banda de rock chamada Spiders From Mars.
O álbum é a obra fundamental do glam rock, sendo uma das poucos que não perdeu a força com o passar do tempo. O estilo muitas vezes lembrado exclusivamente pelo comportamento andrógino e roupas espalhafatosas - que por si só já seriam socialmente impactantes -, tem na verdade características musicais particulares.
"Five Years" abre o disco evidenciando uma produção cristalina e belos timbres. A faixa tem arranjo elaborado (inclusive de cordas) e interpretação espantosamente dramática do David Bowie, vide a quantidade de sentimentos que ele consegue provocar no ouvinte no decorrer da canção.
A power balada "Soul Love" chama atenção para a linha de baixo do Trevor Bolder, o sax do próprio Bowie, além da melodia cativante.
As guitarras do subestimado Mick Ronson aparecem no peso cósmico de "Moonage Daydream" (baita arranjo, baita solo!) e "Suffragette City". Mas é na clássica "Ziggy Stardust" que ele consegue com seu timbre peculiar dar um ar futurista para a música. Isso, claro, combinado com o talento do Bowie ao escrever e interpretar canções que mais parecem filmes de ficção científica.
O grande sucesso comercial do disco é a sensacional "Starman", que ajudou a despontar a carreira do David Bowie ao grande público. Mais uma vez com letra excepcional e arranjo primoroso. O excepcional refrão é estranhamente emotivo.
A rockeira "Star" é um dos pontos altos do álbum. Por sua vez, melodias marcantes aparecem na balada "Lady Stardust". Já a veloz "Hang On To Yourself" tem guitarras rítmicas que mais tarde influenciariam o punk rock, além de uma linha de baixo entorpecida.
O suicídio de Ziggy Stardust vem na bela "Rock N' Roll Suicide", encerrando um dos grandes fenômenos da cultura pop.
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