Dick Dale
Diz a lenda que Dick Dale explodiu diversos amplificadores antes de chegar em seu timbre definitivo (um timbre por sinal bastante agressivo). A potência que saía dos falantes foi crucial no seu estilo e deu origem a uma nova forma de tocar surf rock.
Jimi Hendrix
Hendrix é sem dúvida a principal personalidade da Marshall. Ele definiu os conceitos da guitarra rock, sendo seu timbre um dos atributos para sua música extremamente influente. É interessante lembrar que o nome de batismo do Jimi é James Marshall Hendrix e que Mitch Mitchell (baterista do Jimi Hendrix Experience) teve aulas com Jim Marshall na sua juventude, sendo ele quem apresentou Hendrix para o criador dos amplificadores. Os feedbacks de Hendrix não seriam os mesmos sem o Marshall.
Eric Clapton
Ao lado de Hendrix, um dos grandes guitarristas da história, sendo seu gigante timbre na fase do Bluesbreakers e Cream o resultado da perfeita somatória de Marshall + Gibson. Vale lembrar que o baixo pesado de Jack Bruce também é "culpa" dos Marshalls.
John McLaughlin
Quando um guitarrista tradicionalmente de jazz inventa de tocar com amplificadores Marshall no talo, o resultado é explosivo: jazz rock! John McLaughlin rescreveu a história da guitarra com Miles Davis e a Mahavishnu Orchestra. Suas palhetas precisas em escalas exóticas ainda hoje são referência para milhares de instrumentistas.
AC/DC (irmãos Young)
O AC/DC é a encarnação da "simplicidade" da guitarra rock. Angus e Malcom Young formam a dupla que melhor retrata a divisão entre guitarra solo e rítmica (base). Óbvio que o paredão de Marshall no palco ajuda neste desempenho fantástico. É a guitarra conectada direto no amp, o volume no talo e as válvulas fritando. Fórmula simples e eficaz.
Certa vez li na revista Guitar Player que "as frases do Malmsteen são tão rápidas que as pessoas se esquecem de reparar no seu enorme timbre". E é verdade. Peso e a clareza das notas tocadas por um dos grandes virtuoses da guitarra. Isso, claro, com um paredão de Marshall servindo inclusive de cenário para suas pirotecnias.
Slash
Em um período cheio de excessos que foi a década de 1980, Slash olhou para trás e encontrou a perfeição timbristica na junção de Gibson + Marshall. O rock agradece.
Zakk Wylde
O peso do trabalho do Zakk com o Ozzy e o BLS tem grande parcela de culpa na parede de amplificadores que ele usa no palco. Detalhe: só as caixas de baixo ficam ligadas, o resto é apenas "efeito visual".
Uma somatória de amps são responsáveis pelo som esmagador do Dinosaur Jr.. O ruído etéreo das válvulas está aqui.
Lemmy
E para terminar, o timbre mais brutal da história do contrabaixo tem nome e explicação: Lemmy + Rickenbacker + amps da Marshall no talo.
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