segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia do Choro

Hoje, 23 de abril, é celebrado um dos estilos mais genuinamente brasileiro, o choro, comumente chamado de chorinho. A data é uma homenagem ao nascimento de um dos maiores (se não o maior) artista do gênero, o Pixinguinha.

Dentre as características do choro estão composições virtuosas, melódicas, tocadas em rodas de choro muitas vezes improvisada e com composições em grande maioria instrumental (ainda assim, cantoras como Ademilde Fonseca ganharam notoriedade por interpretar músicas do estilo).

É interessante notar que o choro mesmo sendo extremamente popular, ele tem uma sofisticação que causou interesse de diversos compositores eruditos.

Colocarei abaixo algumas composições para comemorarmos juntos esse estilo tão rico e interessante.

Pixinguinha
Nada melhor que começar com a obra do mestre Pixinguinha. É interessante lembrar que Pixinguinha já integrou grandes grupos da música brasileira, como o Caxangá, ao lado de Donga (um dos criadores do samba) e do lendário violonista João Pernambuco. Ele fez parte também do mítico grupo Oito Batutas. Dentre suas composições mais famosas estão "Carinhoso" e "Lamento".

Waldir Azevedo
O Pixinguinha é o chorão mais lendário, mas a composição mais conhecida do choro pertence a Waldir Azevedo. É óbvio que estou falando da espetacular "Brasileirinho".

Jacob do Bandolim
Além de espetacular compositor, Jacob foi um dos melhores e mais influentes músicos do Brasil. Seu nome é citado não só por chorões, mas também por artistas como Pepeu Gomes e Armandinho Macedo.

Ernesto Nazareth
Não pode ficar de fora desta lista a celebre "Odeon" de Ernesto Nazareth.

Zequinha de Abreu
O mesmo vale para a virtuosa "Tico-Tico no Fubá" de Zequinha de Abreu.

Hamilton de Holanda
Deixo aqui um dos grandes instrumentistas da atualidade, o estupendo/virtuose/premiado bandolinista Hamilton de Holanda. Essa é aprova que o estilo continua vivo e muito bem representado, recebendo inclusive influência de outras vertentes musicais.

Chiquinha Gonzaga
Dentro desta lista duramente repleta de homens, finalizo com a chorona Chiquinha Gonzaga em uma gravação da época de ouro do choro. 

Vida longa ao choro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário