segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Trip Hop

Não existe razão objetiva para falar de trip hop em pleno 2012. O único motivo obvio é que estou ouvindo o estilo e decidi compartilhar o som dessas bandas com os leitores deste humilde blog.

Trip hop é um estilo musical que surgiu na cidade de Bristol (Inglaterra) no final da década de 1980. Musicalmente se trata de um estilo desacelerado, com influência de ritmos eletrônicos e uso de instrumentos acústicos. A influência vai desde dub, soul, jazz e rock progressivo passando pelo ambient, dream pop, house, lounge, drum n' bass e hip hop.

Mas para entender bem o estilo nada melhor que ouvi-lo. Postarei aqui três grupos que tenho escutado bastante. Vamos a eles:

Massive Attack
Massive Attack é considerado por muitos como a banda precursora do estilo. Seu primeiro disco, o clássico Blue Lines de 1991, é reverenciado pelos fãs do estilo. A banda ainda hoje está na ativa lançando ótimos discos, sempre criativos nos arranjos e nas escolhas dos timbres.

Portishead
Grupo do talentoso Greoff Barrow e da melancólica Beth Gibbons. Ganharam fama logo no primeiro disco, Dummy de 1994, que contém a clássica "Glory Box". As canções do grupo são extremamente introspectivas e as produções dos álbuns são delicadas mesmo nos momentos intensos.

Air
Esse duo francês de música eletrônica é sempre vinculado ao trip hop, ainda que flertem com outros estilos. A banda já trabalhou em trilhas sonoras e discos experimentais. O minimalismo e a leveza dos arranjos são atemporais, assim como os timbres cristalinos dos instrumentos usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário