sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Reciclando a carreira em território desconhecido

Uma das coisas que eu mais admiro em um artista é o fato de não se acomodar/estagnar em um estilo. Tudo bem, o Angus Young começou tocando rock n' roll e vai morrer tocando rock n' roll, fato que não tira de modo algum os méritos dele enquanto instrumentista. Mas quando um cara estabelecido em um determinado gênero decide entrar de cabeça em outra vertente musical, certamente algo interessante acontece.

É disso que falarei neste post, músicos consagrados que em um determinado momento decidiram trabalhar em projetos musicais diferentes dos já consagrados.

1 - Steve Stevens
Conhecido por ser guitarrista da banda de Billy Idol, ele é peça fundamental na sonoridade punk rock/hard rock do vocalista. Mas em um certo momentos da década de 1990, Steve Stevens lançou álbuns de flamenco, estilo que foi incorporado posteriormente em seu trabalho com o Billy Idol.

2 - Alex Skolnick
Lendário guitarrista da banda Testament, Alex é sem duvida um dos grandes guitarristas do thrash metal. Todavia, encontrou no jazz um escape para improvisações livres e harmonias mais elaboradas. Seus arranjos jazzisticos para clássicos do rock são sensacionais.

3 - Dave Grohl
O que o Dave Grohl fez com o seu projeto Probot foi na verdade uma brincadeira de fã com ídolos. Ele reuniu diversos ícones do heavy metal (Cronos, Max Cavalera, Lemmy, Kind Diamond, dentre outros) e gravou musicas ao lado deles. O resultado foi um disco bastante pesado para os padrões do Dave Grohl.

4 - Andy Summers
O eterno guitarrista do Police encontrou no Brasil o lugar de descanso para sua musicalidade. Primeiro em parceria com Victor Biglione e mais recentemente com o ícone da bossa nova Roberto Menescal, com quem gravou um DVD executando primorosamente a famosa batida sincopada no violão.

5 - Iggor Cavalera
O desinteresse do Iggor Cavalera pela bateria foi surgindo da mesma forma que crescia o seu interesse pela música eletrônica. Esses dois acontecimentos desencadearam em sua saída do Sepultura e na criação do Mixhell.

6 - Mike Patton
Pra fechar este post deixo o "homem dos mil projetos". Conhecido por ser vocalista do Faith No More, Mike Patton tem dentre outros projetos um exclusivo para a música pop italiana. Acompanhado por uma bela orquestra, ele manda muito bem em interpretações melodramáticas. 

Coloquem nos comentários outros artistas que fizeram o mesmo. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário