quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TEM QUE OUVIR: Mahavishnu Orchestra - The Inner Mounting Flame (1971)

A Mahavishnu Orchestra é um grupo instrumental de jazz fusion (jazz rock) formado por músicos que passaram pela banda de Miles Davis. Alguns deles chegaram a gravar o emblemático disco Bitches Brew (1969), álbum esse que deu a luz ao cruzamento de jazz com rock. Já o aperfeiçoamento do estilo pode ser atribuído ao The Inner Mounting Flame (1971).


Logo de cara temos a espetacular "Meeting Of The Spirits", música de beleza ímpar e introdução claustrofóbica. O solo ultra virtuoso de John McLaughlin ainda hoje é referência para muitos guitarristas, tendo influenciado nomes como Al Di Meola, Steve Morse, John Petrucci e Zakk Wylde.

A melodia crescente de "Dawn" traz toda a influência de música erudita do violinista Jerry Goodman, interrompida somente quando McLaughlin começa a demonstrar sua técnica impressionante em frases complexas. Seu timbre de guitarra ainda hoje é tido como um cruzamento perfeito de Gibson com distorção dos amplificadores Marshall.

O esporro rockeiro da banda fica evidente na entorpecida e experimental "The Noonward Race", faixa essa em que o baterista Billy Cobham deixa claro o porque de ser um dos grandes nomes do instrumento. A fusão de rock com o jazz aparece com clareza na frenética "Vital Transformation", onde todos os músicos usam seus atributos técnicos em prol da composição.

Em "A Lotus on Irish Streams" o violino de Jerry Goodman praticamente chora numa harmonia delicadamente estruturada pelo genial tecladista Jan Hammer. Enquanto isso, McLaughlin intercala frases rapidíssimas num violão de aço.

A estranha e ritmicamente complexa introdução de "The Dance Of Maya" ainda entorta a cabeça de muitos músicos. O mesmo acontece na delicadamente neurótica "You Know You Know".

"Awakening" fecha o disco comprovando que todos os músicos da Mahavishnu Orchestra estavam ano-luz a frente do tempo, tornando-os referência na música instrumental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário