sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O rock nacional respira!

Paralelo a ascensão do rap, do tecnobrega e do Michel Teló, o rock nacional segue com diversas bandas lançando bons trabalhos. Deixarei aqui alguns exemplos de grupos que não estão presentes na grandes mídia, mas que já conquistaram respeito e admiração dos amantes do estilo.

Tomada
Banda paulistana que prima por bons arranjos em canções que remetem ao rock n' roll, blues-rock e, até mesmo, ao pop rock. Ricardo Alpendre (voz) e Pepe Bueno (baixo) formam uma poderosa linha de frente.

Baranga
O Baranga é uma típica banda de rock n' roll fuleira (no bom sentido) que manda muito bem em canções musculosas e cheias de energia. Um tanto quanto clichê? Sem dúvida, mas é bacana. Vale destacar a excelente cozinha do grupo, formada pelo Paulão Thomaz (bateria) e o Soneca (baixo).

Pedra
Infelizmente essa ótima banda encerrou as atividades recentemente, culpa de uma indústria cultural que não se sustenta. Ainda assim, seria um erro não cita-la. O Pedra tinha como principal característica a fusão de rock com a música brasileira, remetendo ao rock nacional setentista. Sua formação é uma escalação de ótimos músicos, vide o Luiz "Tigueis" Domingues (baixo), Rodrigo Hid (guitarra e voz) e o Xando Zupo (guitarra).

Carro Bomba
Desta "nova" safra de bandas, o Carro Bomba é a mais pesada. Beira o heavy metal e tende a agradar quem gosta do estilo. Adoro o disco Segundo Atentado (2006), embora os mais recentes também sejam legais (e esses sim são mais "metal"). O Rogério Fernandez é um tremendo vocalista. Destaque também para o Marcello Schevano (guitarra).

Pata de Elefante
Aclamada banda de rock instrumental de Porto Alegre. O grupo trabalha em belas composições que conseguiram espantosamente chamar a atenção da grande mídia. Vamos ver quanto tempo dura isso.

Macaco Bong
Outra banda instrumental, só que essa apresenta composições menos convencionais. Um dos grandes power trios da atualidade.

Motorocker
Banda curitibana que começou ganhar destaque fazendo (muito bem) cover de AC/DC, mas que aos poucos foi encontrando o caminho da música autoral. Também meio pastiche, mas bacana.

Cascadura
Ótima banda da Bahia que há tempos vem mostrando um trabalho consistente. Liderada pelo ótimo compositor Fábio Cascadura, o grupo apresenta grande influência do rock britânico, embora com sotaque brasileiro. Bogary (2006) é um dos meus discos prediletos do rock nacional.

Anjo Gabriel
Banda de Recife com forte influência do rock psicodélico e que lançou um ótimo disco no ano de 2011, intitulado O Culto Secreto do Anjo Gabriel.

Massahara
Power trio que parece ter desembarcado da década de 1970 direto para os palcos atuais. Nenhuma novidade sonora, mas grande competência no que se propõem a fazer.

Martin e Eduardo
Dupla formada respectivamente pelo guitarrista e baterista da Pitty. As composições são interessantes e a produção é consistente. Poderia estar no mainstream facilmente.

Rancore
Banda já conhecida do público da MTV. Lançaram ano passado o disco Seiva, de produção excelente, que só por esse motivo já vale ser conferido. É mais pop que as demais citadas, mas nem por isso deixa de ser relevante.

King Bird
Excelente banda que faz um típico southern rock. Para quem gosta do estilo é prato cheio.

Madame Saatan
Ótimo grupo paraense que faz um som bastante encorpado e que tem uma cantora com personalidade na linha de frente da banda. 

Espero mais pra frente fazer um post "O rock nacional respira - Parte II" citando nomes menos óbvios. Até lá se aprofundem nessas grandes bandas. Provavelmente alguma vai chamar a sua atenção.

3 comentários:

  1. Olá Juliano... Putz! Muito legal seu blog, vejo que você usufrui de um bom conhecimento nessa área que poucos se interessam hoje em dia... Enfim... parabens por esse site...
    Vou seguir pra saber mais um pouco sua visão nesse assunto...

    Sobre o post:

    Algumas dessas bandas eu já conheço e sou fã.
    -pata de elefante
    rock instrumental de primeira...
    -baranga
    rock e heavy metal escrachado e legal
    -macaco bong
    grande rival do pata de elefante... as duas são ótimas bandas
    -motorocker
    sou muuuito fã... Aleluia! Salve a malária, rsrs
    -madame saatan
    super conhecida também...

    Outras eu simplesmente odeio:
    vivendo do ócio e rancore - modinhas da mtv (argh!)

    Essas outras eu gostei vou procurar escutar e conhecer mais...

    http://song-2-pop.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa como pude esquecer do Cascadura!!!
      Grande banda do underground brasileiro!! Estarão no Lollapalooza em abril, to ansiosíssimo, hehe...

      Excluir
  2. Pô.. valeu Erick!
    Em breve vou listar mais algumas bandas, se quiser recomendar alguma é só escrever!

    Abraços!

    ResponderExcluir