segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011: Shows do ano

É difícil fazer uma lista de melhores shows do ano quando o intenso número de atrações no país e o custo exacerbado dos ingressos nos impedem de presenciar muitos espetáculos. Exemplos de shows que não vi: Michael Schenker, Alice Cooper, Paul McCartney, Slash, Wayne Shorter, Marcus Miller, Sharon Jones, Joss Stone, Stevie Wonder, Public Enemy, Morbid Angel, Motorhead, Testament, Chic, SOAD, Immortal, Kyuss, Slipknot, Pearl Jam, X, Lynyrd Skynyrd, Peter Gabriel, Tedeschi Trucks Band, Duran Duran, RHCP, Faust, Philip Glass, Children Of Bodom... só para citar os primeiros que vieram em mente. Todavia, ainda sim posso garantir que tive a oportunidade de assistir excelentes espetáculos, sendo assim citarei aqueles que dentro da minha visão se destacaram.

Obs: Os shows estão numerados cronologicamente. Todos foram espetacularmente maravilhosos dentro da proposta, sendo inviável ordena-los de forma qualitativa.

Obs 2: Honestamente, nenhum dos shows nacionais foram tão excelentes para entrar nos destaques (ainda que o da Céu e do Fernando Catatau tenham sido bem legais).

Gang Of Four - Parque da Independência
Primeiro adendo sobre este show: Foi gratuito! Uma tarde inacreditavelmente fria, sem ninguém conhecido por perto pra atazanar, com o belo visual do Parque da Independência e uma barra de chocolate na mão (não podia beber e o frio combinou com o chocolate). Foi assim que vi o Gang Of Four no Festival da Cultura Inglesa. O show começou morno, mas logo os músicos esquentaram e ai não teve pra ninguém. Uma mistura fantástica de punk rock com new wave que qualquer garoto indie gostaria de alcançar. A cozinha da banda é perfeita e o guitarrista Andy Gill continua espetacular. A presença de palco do vocalista Jon King é um show a parte. Repertório gigante com direito a dois bis e a destruição de um microondas (?) no final do show. Histórico!

Slayer - Via Funchal
Falar sobre Slayer é chover no molhado! Ficar tentando transformar em palavras o que esses caras fazem em cima de um palco é bobagem pura. Repertório estrondoso do começo ao fim e qualidade sonora espetacular. O único momento em que deu problema no som do PA resultou no público esbravejando a letra de "War Ensemble" de maneira uníssona. Lombardo comeu a bateria com farinha enquanto Kerry King e Gary Holt (músico original do Exodus que veio substituindo o Jeff Hanneman) dispararam um riff mais brutal que o outro. Trilha perfeita para um público ensandecido naquele que foi o show mais intenso do ano. Não posso deixar de citar também que neste dia vi o show do Test, banda que vem quebrando tudo em apresentações antes dos shows metal, na rua, de dentro de uma kombi. Sensacional!

Alice In Chains - SWU
O Alice In Chains fez sem dúvida um dos melhores (se não o melhor) show do ano. Jerry Cantrell é um criador de riffs acima da média e executa tudo com um dos melhores timbres de guitarra que eu já ouvi ao vivo. Fora isso, canta como poucos. O substituto do falecido Layne Stayle, o novato William DuVall, interpreta as músicas com alma. Outro músico que merece citação é o baixista Mike Inez, que tem uma pegada fantástica, além de criar linhas extremamente interessantes. Som ótimo, chuva intensa e público realizado (e em alguns momentos emocionado) ao assistir a melhor banda da safra grunge.

Faith No More - SWU
Assisti este show extremamente exausto, molhado, com frio, fome, longe de casa e logo após o excelente show do Alice In Chains. O show do Faith No More tinha tudo para dar errado, mas não deu. Em cima do palco são poucas bandas que conseguem fazer uma apresentação como o Faith No More. Mike Patton é um cantor espetacular. É capaz de entreter uma plateia o tempo inteiro com berros bizarros, pulos frenéticos e palavrões desenfreados. O som também estava ótimo, a cada batida na caixa do Mike Bordin era uma porrada no peito. Outro fato que merece citação foi o clima de terreiro que se instalou no palco. A vestimenta branca e as flores de decoração foram escolhas ousadas e sensacionais. Apresentação memorável!

Esses foram os shows que eu mais gostei. Coloquem nos comentários os que vocês mais gostaram! Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário