1 - Lady Gaga
Calma! Eu sei que a Lady Gaga já toca nas rádios, MTV e estampa capas de revistas há no mínimo três anos. Acontece que foi neste ano que ela confirmou sua relevância no mundo pop. Ela lançou seu segundo disco, o ok Born This Way, e se estabeleceu como uma das principais artistas da atualidade.
2 - Adele
Enquanto a maioria das jovens cantoras fracassam ao tentar imitar a Lady Gaga e apresentam musicas pavorosas (vide Ke$ha e Nicki Minaj), a jovem londrina Adele ganhou aclamação do grande público. Após anos ganhando prêmios e sendo elogiadas por críticos, em 2011 a artista finalmente virou "cantora das massas". Ao misturar r&b, jazz e pop no seu segundo e ótimo disco (21) e unir essa excelência musical a uma personalidade cativante e de dotes físicos que se contrapõem aos padrões de beleza, Adele tornou-se recordista de vendas. A melosa "Someone Like You" evidencia sua precisão enquanto cantora de boas melodias.
3 - Tyler, The Creator
Em tempos onde o hip hop mainstream não aparenta oferecer perigo as estruturas musicais e sociais, o surgimento do coletivo Odd Future e, mais precisamente do "delinquente" Tyler, The Creator, soa revigorante. Suas letras são sujas e os shows do grupo costumam ser caóticos. Um representante verdadeiro do que pode ser considerado o novo gangsta rap. Tyler ganhou fama após o lançamento do clipe polêmico de "Yonkers".
4 - Skrillex
"Justin Bieber quer lançar disco de dubstep", "Korn lança trabalho que flerta com o dubstep", "Keith Flint diz que dubstep é o futuro da música eletrônica". Agora você me pergunta, que raio tá acontecendo pra todo mundo querer saber de dubstep? O que tá acontecendo é que um jovem DJ de passado emo chamado Skrillex tem feito enorme sucesso nos EUA com músicas nocauteantes, vide a espetacular "First Of The Year". A dinâmica e os timbres que ele coloca nas composições virou tendência no mercado. Até agora o trabalho do Skrillex foi extremamente bem feito, cabe descobrirmos qual será o futuro da música eletrônica e como o "dubstep vai dominar o mundo".
5 - Criolo
Na entre safra da MPB e do rock nacional, o hip hop tornou-se a saída. Flertando as rimas do estilo com um instrumental orgânico e cheio de groove (e aqui vale atribuir parte do mérito ao produtor Daniel Ganjaman), o rapper Criolo conseguiu se destacar perante a grande mídia. Ganhou prêmios, foi elogiados por artistas renomados (do Caetano Veloso ao Chico Buarque) e chegou ao grande público. Um alcance surpreendente para um artista verdadeiramente talentoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário