sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TOP 5: Punk Rock Brasileiro

O Brasil perdeu um dos grandes ícones do punk rock. Estou falando do ativista e nada acomodado Redson do Cólera.

Redson era dono de uma atitude musical incrível, mas ao contrário de muitos artistas do estilo, aliava essa energia a belas letras de engajamento social e político.

Para homenagear o músico decidi abordar o punk rock brasileiro de maneira ampla, citando as grandes bandas do estilo e elegendo um TOP 5 do punk rock nacional.

O punk rock brasileiro tem como berço a cidade de São Paulo, ainda que músicos de Brasília reivindiquem o título de precursores do estilo no Brasil. Isto acontece porque alguns jovens músicos que posteriormente vieram a fazer parte do Aborto Elétrico, Detrito Federal, Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude (a melhor dentre essas), eram filhos de diplomatas, fato que privilegiou o contato deles com a música de outros países, como a Inglaterra (Sex Pistols) e os EUA (Ramones). Mas o importante é ter em mente que, independentemente do estado de origem, o punk se espalhou por todos o Brasil, indo do nordeste (Camisa de Vênus e Devotos) ao sul (Os Replicantes) do país.

Todavia, foi mesmo São Paulo que teve a maior safra de bandas, dentre elas Olho Seco, 365, AI-5, Restos de Nada e Condutores de Cadáver. Isso tudo em meio a repressão do final de uma ditadura, brigas entre gangues e dificuldades comerciais.

Outra sujeito que merece citação é o Kid Vinil, que no começo da década 1980 teve papel fundamental na divulgação do punk rock e da new wave. Seu programa de rádio era uma das poucas fontes de pesquisa para quem se interessava pelo assunto. Algumas revistas independentes e lojas de discos das galerias também fizeram essa ponte cultural.

Sem mais delongas, vamos para aquelas que na minha opinião são as bandas mais legais do estilo!

1 - Ratos de Porão
Deixando de lado essa baboseira de "traidor do movimento", o Ratos de Porão pode ser facilmente intitulado como a maior banda punk do Brasil. O bom humor, a fúria e sagacidade do João Gordo e as guitarras ultra encorpadas do Jão servem até hoje de inspiração para diversas bandas do estilo, inclusive internacionalmente. Algo interessante no Ratos de Porão é que ainda na década de 1980 eles já flertavam com estilos mais pesados, como o hardcore e o thrash metal, o que faz da banda uma das precursoras do crossover. Brasil (1989) e Ao Vivo (1992) estão entre meus álbuns prediletos da vida.

2 - Inocentes
Ao contrário do Ratos de Porão que prima pelo peso e velocidade, o Inocentes é uma banda "menos" furiosa e mais rockeira - ao menos instrumentalmente -, sendo sua sonoridade a definição clássica do punk rock. O vocalista e guitarrista Clemente é um dos maiores personagens do estilo. Vale lembrar que hoje ele toca também na Plebe Rude. Banda fundamental para começar entender o estilo. Pânico em São Paulo (1986) e Adeus Carne (1987) são clássicos. Até hoje estão na ativa e mandando bem, principalmente em cima do palco.

3 - Cólera
Além de ser um grupo visionário - chegando a lançar discos quando nenhuma outra banda punk brasileira fazia isso e excursionando fora do país ainda na década de 1980 -. o Cólera tem como forte característica as ótimas letra do Redson, que no auge de sua simplicidade retratam o que há de mais honesto e inteligente no punk rock brasileiro. Pela Paz Em Todo Mundo (1986) é a obra-prima da banda, embora eles tenham outros ótimos discos no catálogo quase nunca lembrados, vide o Tente Mudar O Amanhã (1985).

4 - Garotos Podres
Banda oriunda da região do ABC, que por ter surgido no auge das greves e reivindicações operárias, foi diretamente associado ao sindicalismo. Embora politizada e contendo um professor de história a frente do grupo - o icônico Mao -, as letras da banda são bastante humoradas e despertou muitos jovens para o estilo.

5 - Mukeka di Rato
Diferente das outras bandas aqui citadas, o Mukeka não pertence nem ao estado São Paulo nem a década de 1980. Oriundos de Vila Velha (Espirito Santo), eles fazem parte de uma segunda geração, com referências do hardcore e enfrentando um cenário um pouco mais favorável, o que de modo algum torna-os menos legítimos e interessantes. Muito pelo contrário, discos como Pasqualim Na Terra Do Xupa-Cabra (1997) está entre meus discos prediletos do período. Fábio Mozine é o rei da podreira.

Para quem quiser saber mais sobre o punk brasileiro, recomendo o ótimo documentário Botinada: A Origem do Punk no Brasil (Gastão Moreira). Alias, já deixo aqui uma bela frase do Chico Buarque presente no filme: "Se o punk é o lixo, a miséria e a violência, então não precisamos importá-lo da Europa, pois já somos a vanguarda do punk em todo o mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário