terça-feira, 11 de outubro de 2011

Música infantil

Uma opinião é consenso: a educação é fundamental. Ainda mais quando falamos em formação cultural.

Com "educação" me refiro a capacidade de observação, indagação, reflexão e de escolher caminhos para a vida. Essa educação está não somente na escola, mas principalmente no convívio familiar.

Nesta recém passagem do Justin Bieber pelo Brasil, percebi milhares de jovens (e alguns nem tão jovens assim) se descabelando por um ídolo insosso. Nada contra o pop banal ou mesmo quem gosta do astro teen, mas é preciso ter consciência do quão rasteiro ele é ou então você se torna apenas um ectoplasma de pernas.

Esse post pode até ser ingênuo, mas vejo como um serviço de utilidade pública em pequena escala. Postarei alguns projetos musicais destinados ao público infantil. Acredito que se todo pai oferecer músicas interessante aos seus filhos, quando eles crescerem não aceitarão qualquer produto de entretenimento rasteiro, politico demagogo ou mensageiro espiritual salafrário. Tais crianças serão pessoas seletivas. Portanto, eduque seus filhos para que eles não virem marionetes do capitalismo.

Alguns desses projetos fazem apresentações nos SESC's, ou seja, a preço popular. Já alguns discos são facilmente encontrados em sebos, o que pode atrair seus filhos para os formatos físicos, agregando valor à experiência auditiva.

Pequeno Cidadão
O competente letrista Arnaldo Antunes e o excepcional guitarrista Edgard Scandurra encabeçam esse bom projeto que contém a participação de seus filhos. As músicas são verdadeiras viagens lúdicas, explorando a imaginação infantil.

Adriana Partimpim
Adriana Partimpim é nada mais nada menos que a Adriana Calcanhoto em seu projeto de músicas infantis. As músicas em geral são bem tranquilas. Escute a bela e já popular versão que ela fez para "Fico Assim Sem Você" dos subestimados Claudinho & Buchecha.

Patu Fu
O sempre interessante Patu Fu do nada acomodado guitarrista John Ulhoa, lançou ano passado um disco inteiramente gravado com instrumentos de brinquedo. O repertório consiste em clássicos do rock e do pop, interpretados de maneira impar, levando para o palco o experimentalismo do disco. Assista a inacreditável versão para "Live And Let Die" do Paul McCartney.

Os Saltimbancos
Clássico adaptado pelo Chico Buarque com participação de nomes como Nara Leão e os cantores do MPB-4. A história é ótima e gerou canções memoráveis. É fino.

Vinicius Para Crianças - A Arca de Noé
Vinícius de Moraes sendo apresentado via a nata da MPB. Chico Buarque, Milton Nascimento, MPB4, Elis Regina, Alceu Valença, Moraes Moreira, Boca Livre, Ney Matogrosso, Walter Franco... um absurdo!

Grupo Rumo
O álbum Quero Passear (1988) é daquelas maravilhas que só a vanguarda paulista foi capaz de produzir. Letras lúdicas, interpretação vocal singela e divertida, além de arranjo instrumental bem amarrado (e complexo). É demais!

Serge Prokofiev / Roberto Carlos
Pedro e o Lobo (1936) é uma das grandes narrativas infantis da história da música. É uma obra pedagógica que serve como primeira exposição de instrumentos de uma orquestra para uma criança. É uma alegoria musical inteligente e lúdica. E não precisa se intimidar pela aura erudita do compositor russo, visto que a versão narrada pelo Roberto Carlos em 1970 é ultra carismática.

Louis Armstrong
No álbum Disney Songs The Satchmo Way (1969), o espetacular cantor e trompetista Louis Armstrong se joga no repertório dos filmes da Disney. O resultado é tão peculiar quanto sublime. 

The Beatles
Yellow Submarine, o filme, é um dos presentes obrigatórios de todos pai para filho. Psicodelia vem de berço.

Roger Glover
Imagine agora que seu filho já é uma criança crescida e que está começando a se interessar por rock. Apresenta para ele então o fantástico The Butterfly Ball And The Grasshoppers's Feast (ou algo como "O Baile da Borboleta e o Banquete do Gafanhoto"), o disco de estreia do Roger Glover (na época recém saído do Deep Purple) lançado em 1973 com canções teatrais. Participações vocais do disco? Glenn Hughes, Dio e Coverdale. Precisa falar mais?

Uakti
Embora não esteja associado a música infantil, acho que o trabalho do Uakti tem muitos elementos para explorar a imaginação e a percepção de uma criança, principalmente devido o uso de instrumentos não convencionais. É uma forma de introduzir uma forma mais complexa e até mesmo abstrata de composição. Neste caso, ir aos shows e assistir vídeos é melhor do que ouvir os discos. Veja por exemplo essa ótima versão para "O Trenzinho do Caipira" (Villa-Lobos).

Palhaço Carequinha
Pra terminar deixo aqui uma curiosidade: o Palhaço Carequinha tem um disco psicodélico! Tudo bem, não é bem psicodélico, mas tem umas guitarras cheias de fuzz ultra malucas e influência nítida do Ventures. O nome do disco é O Baile do Carequinha (1968). Como não tem nenhuma música do álbum no YouTube, fiquem com a capa do disco. Não é difícil de achar para download.

Uma última sugestão: não apresentem Xuxa ou Peppa Pig para seus filhos. O mundo já é perverso demais e ficará encarregado disso.


*Inclusão pós paternidade:

Mundo Bita
Fiz esse post quando nem sonhava em ser pai. Eis que veio minha filha e descobri o Mundo Bita, projeto brasileiro de música infantil que trouxe para a produção audiovisual infantil canções divertidas, didáticas, lúdicas e que não subestimam a inteligência das crianças. Não há afetação interpretativa, mas sim enredos que abordam o cotidiano dos nossos filhos. Fora que, musicalmente, há uma preocupação em abordar diversos gêneros. Vale ainda dizer que Milton Nascimento, Caetano Veloso e Emicida já contribuíram com o projeto. Eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário