terça-feira, 18 de outubro de 2011

TEM QUE OUVIR: Derek And The Dominos - Layla And Other Assorted Love Songs (1970)

Derek And The Dominos foi o projeto do Eric Clapton pós Yardbirds, John Mayall, Cream e Blind Faith. Ou seja, ele já era um músico experiente, que havia ajudado a moldar a guitarra britânica, além de ter renovado o blues e vitaminado o rock com seu fraseado e timbres extremamente influentes. Todavia, a intenção agora era expandir sua musicalidade fundindo o southern rock com a soul music, o blues e até mesmo o pop. Assim nasceu o espetacular Layla And Other Assorted Love Songs (1970), produzido pelo lendário Tom Dowd.


A faixa de abertura é "I Looked Away". Ela remete diretamente a The Band, uma das grandes referências de Clapton na época. 

A impecável "Bell Bottom Blues" tem atmosfera sessentista e linha de baixo ultra melódica do Carl Radle, que casa perfeitamente com a interpretação do Eric Clapton, primorosa tanto vocalmente quanto na guitarra. Linda melodia e profundo refrão. Das melhores baladas do rock.

"Keep On Growing" é um blues rock potente, com introdução que, ritmicamente, remete a música jamaicana, estilo esse que Clapton exploraria futuramente em sua carreira solo. 

O ápice das melodias sentimentais está em "Nobody Knows You When You're Down And Out", canção que emociona logo nos primeiros segundos. A bela letra, os bends bluseiros, o timbre impecável e os teclados e Bobby Whitlock vão direto ao coração. O solo de Clapton é um dos melhores momentos da sua carreira.

Mas não é somente o Deus da Guitarra que brilha quando o assunto é seis cordas. As guitarras de Duane Allman (Allman Brothers Band) saltam aos ouvidos na espetacular "Anyday" e na longa "Key To The Highway". Ambas esbanjam sua interpretação comovente em improvisações fantásticas. No entanto, é a clássica "Little Wing" (Hendrix) que merece mais atenção. Ela foi lançada poucos dias após a prematura morte do autor da faixa, sendo uma homenagem involuntária.

Eis que chegando ao final do disco surge "Layla", sucesso composto por um Clapton apaixonado pela até então esposa de seu amigo George Harrison, Pattie Boyd. Foi encantada pela canção que a musa inspiradora deixou o ex-beatle para ficar com Clapton. A música tem um memorávem riff, grandioso refrão e os melódicos slides do Duane. A parte final da canção, composta pelo lendário baterista Jim Gordon, é de beleza ímpar. É curioso/triste pensar que este grande baterista/compositor, se por uma lado escreveu os ótimos pianos da canção, por outro, em um surto esquizofrênico, assassinou a própria mãe a marteladas. Uma entre tantas maldições que assolaram posteriormente os integrantes do Derek And The Dominos, sendo esse o único registro do grupo. Para muitos, o melhor do Eric Clapton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário