sábado, 29 de outubro de 2011

TEM QUE OUVIR: The Allman Brothers Band - At Fillmore East (1971)

Em qualquer lista dos "maiores álbuns ao vivo da história",  com toda certeza o clássico At Fillmore East (1971) estará lá. Gravado pela icônica The Allman Brothers Band com a produção do Tom Dowd, o álbum registra o fechar das portas do Fillmore East, lendária casa de shows do Bill Graham em New York. Todavia, é mesmo o desempenho musical que faz do disco uma obra histórica.


Logo na abertura temos a envenenada "Statesboro Blues", faixa curta - quando se comparada as outras -, mas suficiente para apresentar um dos melhores solos de slide já registrado. O mesmo acontece na ótima "Done Somebody Wrong" (Elmore James).

Os timbres e fraseados cortantes de Duane Allman e Dicky Betts percorrem pelo blues, rock e R&B, casando perfeitamente com o órgão de Gregg Allman, que por sua vez emociona com sua triste voz, provando que a música originalmente negra transcende a raça quando interpretada com verdade e emoção. Essa conjunção de fatores fala alto em “Stormy Monday”, canção de beleza impressionante. 

Mas é na longuíssima "You Don't Love Me" que a magia do disco alcança nível estratosférico, transbordando espontaneidade e competência em improvisos inspirados. Aqui a precisão da cozinha - formada por duas baterias e o baixo envolvente do Berry Oakley - serve de cama para os solistas viajarem por todo o instrumento. O momento solo de Duane Allman é impressionante. O guitarrista faz seu instrumento sorrir e chorar ao executar frases de sensibilidade única. 

A cozinha volta a transbordar competência na ótima "Hot 'Lanta", com direito a um incrível solo de bateria. Nesta música instrumental, o tema principal é dobrado pelas duas guitarras, isso anos antes de bandas como Iron Maiden adotarem tal característica.

"In Memory Of Elizabeth Reed" traz influências latinas para o ritmo da composição, mas é novamente a destreza nas improvisações que mais chama atenção. Os momentos de jam são ainda hoje referência para quem se interessa por música espontânea. As frequentes alterações de dinâmica e andamento no tema da música trazem uma fluidez exuberante. Ainda que a banda seja uma das principais do southern rock, não seria absurdo comparar as improvisações contidas na música com as feitas por mestres do jazz, devido a excelência da execução dos músicos.

Todavia, o apogeu do disco acontece nos mais de 22 minutos da impecável "Whipping Post". Aqui os improvisos chegam a um patamar de tensão ainda hoje incomparável. Em alguns momentos é possível adentrar no território americano, mais precisamente do sul dos EUA, tamanho comprometimento dos músicos com a música que está sendo tocada. Mais que técnica - também impressionante! -, o que ouvimos são artistas entregues a arte de fazer música. Independentemente do quão anticomercial a composição possa ser, o que prevalece é o estado de espirito. Uma lição atemporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário