domingo, 30 de outubro de 2011

A "nova" safra da música brasileira

Após o vexame que foi o VMB 2010, festa da MTV Brasil onde o grande premiado foi o Restart, a emissora decidiu focar sua programação em outro conceito e público. Desde o começo de 2011, entraram novos bons programas na grade da emissora e novos artistas começaram a despontar representando o atual cenário da música brasileira. O grande problema é que a maioria destes artistas, apesar de interessantes, não são o que há de mais legal na música atual do país. Algumas cantoras são pseudo-experimentais e baseiam seus arranjos numa mistura que mais parece uma "tropicalia contemporânea cibernética de quinta categoria" (sim, aqui tentei descrever o som da Karina Burh). Sendo assim, venho aqui deixar minha opinião sobre quais são os artistas/bandas mais interessantes na música popular brasileira atual.

Obviamente a música brasileira atual tem MUITOS outros grandes artistas, mas o espaço e o tempo não permite citar todos, portanto, faça sua pesquisa e vá de encontro a outros nomes talentosos.

Hurtmold
Hurtmold é um grupo instrumental que tem produzido ótimos discos, além de acompanhar o Marcelo Camelo em sua carreira solo. Mas o interessante mesmo é o trabalho do grupo longe do eterno Los Hermanos, onde a música é mais trabalhada e ganha movimento ao passar por diversos estilos, dentre eles jazz e post-rock.

Céu
A Céu já é uma cantora experiente quando se comparada as novas cantoras que desapontaram no país recentemente. Sua música tem forte influência do samba, reggae, dub e afrobeat. Ela conseguiu grande sucesso fora do país, principalmente na Europa, chegando até mesmo a gravar com o pianista Herbie Hancock. Seu disco Vagarosa de 2009 é de audição obrigatória para quem gosta de música brasileira.

Cidadão Instigado
Apesar de ser comumente rotulado como uma banda de rock, a mistura de psicodelia com música brega é tão forte que o grupo pode ser também enquadrado dentro da MPB. O líder do grupo é o talentoso Fernando Catatau, um cantor de personalidade, letrista talentoso, guitarrista estupendo e produtor experiente. Seu trabalho não se resume ao Cidadão, tendo participado de discos da Karina Burh, Vanessa da Mata, Céu, Otto e fazendo show no Coletivo Instituto. Como produtor já trabalhou com Los Hermanos e Arnaldo Antunes, mas seu trabalho mais primoroso é mesmo o disco UHUUU! (2009) do Cidadão Instigado.

Marcelo Jeneci
O talentoso compositor e produtor Marcelo Jeneci é uma das principais novidades que despontou da MTV para o grande público. Compositor de sucessos como "Amado" da Vanessa da Mato, ele chega agora com trabalho completamente autoral, tanto na execução, composição e produção. A bela balada "Felicidade" e o respeito entre os artistas o levaram a grandes eventos, como o Rock In Rio.

Criolo
Criolo (ou Criolo Doido) é sem dúvida uma das grandes revelações do ano. Com a ajuda do Daniel Ganjaman e de excelentes músicos de apoio, o rapper despontou para o grande público com o lançamento do ótimo álbum Nó Na Orelha. Apesar de ter os alicerces fincados no rap, seu trabalho não se restringe ao gênero, sendo na minha visão um perfeito relato do que é a música brasileira urbana, com influências que vão do samba à Vanguarda Paulista. De sonoridades múltiplas, arranjos primorosos, letras bem amarradas e convicção emocionante na interpretação, Criolo tem tudo para continuar a oferecer grandes discos.


Romulo Fróes
Sabe aquele "samba perninha", pós-Los Hermanos, classe média, feito por gente que se diz influenciada pelo Nelson Cavaquinho, mas que o maior morro que conhece é alguma lombada da Vila Mariana? Pois então, detesto todos eles. Por sua vez, Romulo Fróes é um dos grandes nomes de uma nova cena paulistana. Seu trabalho é a prova que sempre existe a exceção. Um dos mais talentosos letristas desta geração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário