terça-feira, 13 de setembro de 2011

TOP 5: Krautrock

Empolgado com a passagem do Faust pelo Brasil que ocorrerá essa semana (dias 16 e 17) no CCSP, mergulhei naquela que é a vertente mais experimental do rock. Estou falando do krautrock.

Resumindo de maneira simplória, o krautrock nada mais é que o rock progressivo alemão com influência da elektronische musik de artistas como Stockhausen. Mas se ampliarmos o conceito antropológico, veremos que o krautrock foi uma manifestação artística de jovens músicos que queriam se desvincular da imagem nazista da Alemanha, buscando uma sonoridade ousada, peculiar e futurista, que anos depois influenciaria nomes como David Bowie e Radiohead.

O termo krautrock foi visto por muitos músicos do estilo como sendo pejorativo, já que kraut (algo como "repolho azedo") era o nome dado aos capacetes usados pelos nazistas na guerra. Ainda assim, após o estilo se consagrar na história da música contemporânea, o sentido ofensivo do termo perdeu força e só sobrou prestigio para as bandas da época.

Postarei aqui cinco dos grupos mais legais e influentes do krautrock. Deixo também uma citação honrosa ao ótimo supergrupo Harmonia e ao influente Tangerine Dream, bandas importantes do estilo, mas que não entraram no meu inexpressivo Top 5 pessoal. Também não posso deixar de citar o produtor Conny Plank, grande responsável pela sonoridade da maioria das bandas da época.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

1 - Kraftwerk
O Kraftwerk é um dos grupos mais importantes da Alemanha, responsável por popularizar a música eletrônica, sendo influência direta para inúmeros artistas. Mas antes do grupo mergulhar na sonoridade (e na personalidade) robótica, a banda tinha um som mais calcado no rock experimental. Se você está acostumado com os clássicos discos eletrônicos do grupo (vide Autobahn, Trans-Europe Express e The Man-Machine), se surpreendera com o vídeo abaixo, gravado na fase inicial e de sonoridade muito mais orgânica.

2 - Neu!
Com o passar dos anos, o Kraftwerk foi tornando-se cada vez mais eletrônico e menos "rockeiro", sendo assim, o guitarrista Michael Rother e o baterista Klaus Dinger abandonaram o barco e montaram o Neu!. A banda lançou ótimos discos, dentre eles o influente Neu! '75, álbum com repertório dividido entre música ambient e pós-punk, mesmo que produzido antes da popularização do punk. Duvida? Então escute o som abaixo.

3 - Faust
O Faust além de produzir sonoridade peculiar, apresenta um trabalho visual interessante, seja em suas apresentações ou mesmo na capa de seus discos. A música deles é bastante experimental, contendo um trabalho primoroso de sobreposição de sons e manipulação de áudio. A banda é uma das pioneiras na utilização de samples. Escute a clássica "Krautrock", um dos hinos do estilo.

4 - Can
O Can é uma das mais importantes bandas do gênero e também uma das prediletas dos ouvintes, principalmente por conter uma sonoridade mais rockeira, bastante influenciada pelo rock psicodélico, mas ainda assim mantendo sua dosagem de experimentalismo, emprestado de grupos como Velvet Underground. A banda é encabeçada pelo curiosamente japonês, Damo Suzuki. Um dos discos clássicos do gênero pertencem a eles. Falo do complexo Tago Mago (1971).

5 - Guru Guru
Para encerrar o Top 5 trago o Guru Guru, grupo nem tão lembrado, mas ainda assim muito bom. A banda contém uma sonoridade bastante psicodélica e experimental, chegando até mesmo a se enquadrar no free jazz e jazz rock. Uma das prediletas dos fãs de rock setentista.

Recomendo uma audição aprofundada e paciente de todas as bandas, tendo em vista que elas apresentam um som bastante conceitual e de difícil assimilação quando escutadas isoladamente. Recomendo também o show do Faust que sem dúvida será um evento memorável e de excentricidade garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário