domingo, 18 de setembro de 2011

TOP 5: A "nova" geração de guitarristas insanos

Um dos mais talentosos guitarristas da nova geração esta chegando ao Brasil para diversos eventos, incluindo participação na Expomusic, estou falando do virtuose Mattias IA Eklundh. O sueco de nome complicado é um dos novos representantes daquilo que eu chamo de "a "nova" geração de guitarristas insanos". O "nova" merece aspas individuais porque, apesar destes guitarristas terem aparecido recentemente, muitos deles estão na estrada há mais de duas décadas.

A principal característica desses instrumentistas é a ousadia. Eles trabalham com frases dissonantes, solos outside, timbres peculiares, valorização do ruído, virtuosidade impressionante e composições bem humoradas. Ficou curioso? Portanto mostrarei aqui alguns desses músicos que vem ajudando a dar nova cara para a guitarra contemporânea.

1 - Buckethead
Este curioso guitarrista, integrante nos anos 90 da banda Praxis, vem quebrando as barreiras da guitarra há mais de 20 anos. Músico virtuoso, ganhou maior destaque após participar do Guns N' Roses, ao ponto de ser convidado a integrar a banda do Ozzy, com a condição de abandonar sua bizarra fantasia de "fantasma de capa de chuva amarela e balde de frango frito na cabeça". Pouco se sabe sobre o homem por trás do personagem Buckethead (vide que ele foi colunista da revista americana Guitar Player). Entre discos pavorosos e outros impressionantes, ele lançou o ótimo Island Of Lost Minds, uma aula de ousadia, com músicas que remetem ao cruzamento de Aphex Twin, Ministry, Joe Satriani, John Coltrane e música de videogame. Vale muito a pena conferir.

2 - Bumblefoot
O substituto de Buckethead no Guns N' Roses foi o peculiar Bumblefoot. Com técnica absurda, fraseado impressionante e musicalidade apurada, Bumblefoot transita por diversos estilos em sua música, indo do punk ao pop em segundos. Seu estilo de cantar também chama atenção, mas é quando começa a solar que a coisa fica assustadora. Confira o bom humor do guitarrista na ótima "T. Jonez".

3 - John 5
O respeitado guitarrista de estúdio John 5 já havia conquistado fama entre músicos após trabalhar com Marilyn Manson, Rob Halford, David Lee Roth e outros grandes nomes do rock. Mas foi quando lançou seu primeiro disco solo, Vertigo (2004), que a coisa desandou. Misturando heavy metal com country, o guitarrista uniu com qualidade estilos diferentes em músicas instrumentais impressionantes. O visual monstruoso do guitarrista e sua fantástica Fender Telecaster ajudam a dar ainda mais qualidades ao artista. Ultimamente, além da carreira solo, tem trabalhado com o ótimo Rob Zombie.

4 - Mattias IA Eklundh
O guitarrista da banda Freak Kitchen vem impressionado o mundo das seis cordas com sua inacreditável habilidade técnica, criatividade absurda, harmônicos brutais e, o mais importante, musicalidade pop, no melhor sentido que esta palavra pode representar. O bom humor das letras são cantadas também por ele, fato curioso se pensarmos na divisão rítmica intricada das músicas.

5 - Guthrie Govan
Guthrie Govan surgiu aos poucos, postando vídeos na internet, fazendo gigs com o Asia (substituindo o genial Steve Howe) e dando workshops em conceituadas escolas de música, até o ponto em que passou a ser considerado um dos guitarristas mais talentosos da nova geração. Seu fraseado e suas harmonias são mais sofisticadas que as dos demais guitarristas, mas seu bom humor e ousadia na escolha das notas faz dele um guitarrista de musicalidade absurda, que chamam atenção de qualquer músico, independente do estilo.

Para você que acha que os solos de guitarra estão com os dias contados ou que a nova geração de virtuoses só sabe subir e descer escalas, está aqui a prova de que a originalidade e a musicalidade nunca acaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário