sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TOP 5: Guitarras com personalidade

Instrumentos musicais são sonho de consumo de qualquer um interessado em música, mesmo que este ser não saiba tocar instrumento algum. A possibilidade de ter uma guitarra ou baixo igual ao do ídolo, interferiu até mesmo na produção das grandes empresas de instrumentos musicais. Hoje em dia é possível com uma grande quantia de dinheiro, levar para casa uma Gibson idêntica a usada pelo Zakk Wylde em cima dos palcos.

Mas não vou falar aqui sobre as diversas guitarras signatures presentes no mercado. Falarei sobre guitarras lendárias que tomaram vida nos braços de seus donos. Veja os exemplos abaixo e entenda.

1 - Gibson Lucille
A Gibson ES-335 Semi-Acústica de B.B. King tem tanta personalidade que recebeu até mesmo nome próprio, Lucille. A guitarra de timbre gordo casa perfeitamente com a voz potente de B.B. King, que na companhia de sua amada, despeja notas carregadas de emoção.

2 - ES-335 de Alvin Lee
Certa vez Alvin Lee, lendário guitarrista do Ten Years After, comentou que estava na grande feira de música NAMM expondo sua guitarra para todos os presentes. Ele relatou que grande parte dos frequentadores do evento passavam indiferentes pela sua pessoa, mas quando viam sua guitarra diziam: "Olha, a guitarra usada em Woodstock!".

3 - Gibson de dois braços de Jimmy Page
Quando Jimmy Page levou para os palcos sua Gibson de dois braços para tocar "Stairway To Heaven", a maldição foi feita. A partir dali todo guitarrista quis ter uma guitarra de dois braços, desencadeando até mesmo em nomes como Alex Lifeson.

4 - Red Special de Brian May
Indo na contramão do luxo, Brian May com a ajuda de seu pai construiu sua própria guitarra, usando como matéria prima agulha de tricô, molas de um bicicleta, madeira de uma antiga lareira e outras ferramentas caseiras. O resultado foi a belíssima guitarra de timbre grave batizada de Red Special.

5 - Frankenstein EVH
A lendária guitarra de Eddie Van Halen ajudou na revolução do instrumento ao apresentar para o mundo um modelo de alavanca flutuante batizada de floyd rose. Sua pintura por si só já é uma obra de arte, mas seu timbre cortante proporcionado por um único captador foi que proporcionou a verdadeiro rico material artístico de um gênio do instrumento. Uma perfeita união do corpo de Strato com timbre de Les Paul. A guitarra original foi enterrada com o corpo de Dimebag Darrel, como forma de respeito a trágica morte do guitarrista do Pantera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário