terça-feira, 27 de setembro de 2011

Explorando ao máximo o canto

Dia 27 de setembro é comemorado o dia do cantor. Para não deixar a data passar em branco, postarei alguns cantores nada acomodados, que são bons não só tecnicamente, mas também grandes exploradores daquele que é o principal e mais antigo instrumento da humanidade: a voz!

Bobby McFerrin
Este cantor virtuose se destacou ao colocar no 1º lugar das paradas americanas uma música a capella. Sua percepção musical é inacreditável, assim como sua capacidade em simular outros instrumentos com a voz. Confira a grande tessitura vocal de Bobby McFerrin no hit "Don't Worry Be Happy", a tal música a capella que ficou em 1º lugar.

Mike Patton
Mike Patton é conhecido por ser o "homem das mil vozes". Consegue ir do mais brutal gutural para belas linhas melódicas em questão de segundos. Aplica também com muita competência diversos efeitos em sua voz, usando ela em projetos experimentais como se fosse um instrumento físico. Dentre os diversos projetos de Mike Patton (ainda faço um post só sobre os projetos dele) existe o Fantomas, supergrupo no qual Patton preenche as lacunas com berros e sussurros perturbadores.

Björk
A espetacular Björk lançou dentre seus vários bons discos um exclusivamente focado nas vozes. Estou falando do curioso Medúlla. O disco traz, dentre outras participações, a presença do Mike Patton, ou seja, é uma gama de timbres e experimentação para ninguém botar defeito. Se você se interessa por músicas bem arranjadas e cantos audaciosos, recomendo bravamente este álbum.

Maja Ratkje
Ligado a música experimental contemporânea, a Maja Ratkje tem na sua voz a matéria prima de criação. Seu trabalho é ousado e abstrato, muitas vezes mais parecendo instalações sonoras. O uso de manipulação eletrônica muito agrega a fonte humana. Vale a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário