quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Músicas fantasticamente horrendas

Sabe aquelas composições de mal gosto, de gravação apodrecida e lirismo repugnante? Pois então, é deste tipo de música que venho falar hoje. As letras destas músicas são absurdamente desprezíveis, mas assim como o que ocorre no cinema com Nascimento de Uma Nação, onde a glorificação do absurdo soa patético, tais composições não interferem negativamente na obra, muito pelo contrário, dão um significado ora tosco, ora cômico, ora angustiante.

Cannibal Corpse
O grau de sanguinolência e podridão na música do Cannibal Corpse é absurdo. As narrativas cercadas de estupros e mutilações não soam agradáveis, mas quando se conhece os personagens da banda, as músicas acabam mais engraçadas que aterrorizantes. É a destruição humana não levada a sério. Para completar a desgraça, o instrumental massacra o ouvinte com riffs nocauteantes. Destaque para as linhas de baixo do Alex Webster. Fora as capas dos discos são verdadeiras obras de arte contra a moral cristã. É ver/ouvir para crer.

Black Metal Norueguês 90's
Considero todas as bandas de black metal norueguês que surgiram no começo da década de 1990 de qualidade duvidosa. Todavia, quem disse que precisa ser "bom" para ser legal? As histórias que rodeiam os personagens Dead, Euronymous e Varg Vikernes são tão desprezíveis quanto encantadoras, sendo que a sonoridade das bandas Mayhem e Burzum refletem isso. Gravações horríveis, timbres pavorosos e composições questionáveis, um perfeito relato de uma época obscura na história da Noruega.

Rogério Skylab
Um dos mais celebres convidados do Programa do Jô tem um trabalho visto com ironia e nenhuma seriedade devido suas letras envolvendo humor negro e escatologia. Mas a verdade é que o instrumental de sua banda é bastante coeso e suas letras provocativas são capazes de manter o ouvinte atento, feito que merece destaque em tempos de "140 caracteres".

Titãs - Isso Para Mim é Perfume
Para fechar o post, uma das músicas mais escrotas que já ouvi. Neste raro exemplo, Nando Reis faz o oposto de tudo aquilo que marcou sua carreira, ou seja, músicas com influência brasileira e letras tão arrojadas quanto acessíveis. Aqui a escatologia é explicita. No mínimo curioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário