domingo, 14 de agosto de 2011

Filho de peixe...

Neste segundo domingo de agosto, comemoramos o Dia dos Pais. Com o intuito de trazer está data para o caminho da música, decidi fazer um post com artistas que receberam hereditariamente o talento musical. O dom deles não necessariamente se iguala ao dos pais, mas ainda sim apresenta relevância musical. Sem mais conversa fiada, vamos ao que interessa!

Na música erudita, são muitos os casos de compositores filhos de grandes professores de música, como Amadeus Mozart, que era filho de Leopold Mozart. Mas a ninhada da família Bach é a mais impressionante. A árvore genealógica com dotes musicais começa com o educador e violinista Ambrosius Bach. Seu filho foi o gênio da música barroca Johann Sebastian Bach, sendo que este teve várias crias, dentre eles Carl Philipp Emanuel Bach, que apesar de hoje não ser tão lembrado, na época foi tido como um dos mais brilhantes compositores do seu tempo, chegando a ter mais prestigio que seu pai.

Nancy Sinatra, como muito deixou explicita no nome, é filha do grande Frank Sinatra, um dos melhores e mais populares cantores de todos os tempos. Além de ser atriz, ela encantou o mundo com sua beleza e incrível voz. Uma de suas mais emblemáticas interpretações está na trilha do Kill Bill e se chama "Bang Bang". Ouça e relembre.

Pouca gente sabe, mas Norah Jones é filha do famoso músico indiano, Ravi Shankar. Como ela nasceu e cresceu com sua mãe nos EUA, a influência da música indiana não está diretamente presente no seu som, que é muito mais influenciado pelo jazz e pop.

Além da gigantesca herança musical deixada para a humanidade, Frank Zappa ajudou a lapidar em um de seus filhos o talento de guitarrista. Dweezil Zappa desde muito jovem teve a carreira elogiada, mas o seu trabalho que recebeu melhores criticas foi o tributo ao próprio pai nomeado Zappa Plays Zappa.

Jeff Buckley é um dos poucos casos em que o filho supera a popularidade do pai, que no caso é o talentoso Tim Buckley. Como coincidência, os dois foram ótimos no que se propuseram a fazer, além da triste morte prematura de ambos. 

Na música brasileira, temos diversos casos de filhos pouco (ou nada) talentosos de grande (e alguns pequenos) astros (vide Fiuk, Wanessa Camargo, Sandy & Junior, Max de Castro, Simoninha, Jairzinho, dentre outros). Mas é na MPB que também se encontra um dos mais talentosos guitarrista da Vanguarda Paulista, falo do ótimo Luiz Chagas, que pertenceu a Isca de Policia, banda notória por ter acompanhado Itamar Assumpção. Hoje, ele toca na banda de sua filha, Tulipa Ruiz, que é um dos grandes nomes da nova música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário