sábado, 20 de agosto de 2011

TEM QUE OUVIR: Titãs - Cabeça Dinossauro (1986)

Quando o assunto é a discografia dos Titãs, o celebrado/clássico Cabeça Dinossauro, terceiro álbum lançado pela banda, salta aos ouvidos. O disco é um marco no rock nacional por apresentar músicas igualmente "agressivas" e acessíveis ao grande público. Muito desse resultado se deve ao produtor Liminha, que conseguiu levar para o estúdio o peso sonoro dos Titãs que até então se restringia aos palcos. Todavia, a interação da banda com produtor não era das melhores, fato que explica a sonoridade sem floreios do disco.

O primeiro destaque do álbum é sua impactante capa, retirada de um dos estudos do Leonardo da Vinci chamado A Expressão De Um Homem Urrando.


"Cabeça Dinossauro" abre o disco em tom épico. A canção, para os padrões comerciais, é bastante experimental, repleta de percussão tribal, sintetizadores, letra minimalista - uma das tantas características do Arnaldo Antunes - e guitarras pesadas.

Um dos grandes sucessos dos Titãs vem logo na sequência, me refiro a carismática "AA UU", que além de letra sucinta (quase infantil), contém o melhor solo já registrado pelo Tony Belloto. Entre outros grandes hits presentes no disco estão a singela "Família", a contagiante "Homem Primata" e a intensa "Bichos Escrotos", que além de conter um arranjo de guitarras primoroso, chegou a ser censurada devido um inocente "vão se foder!" presente na letra.

Alias, letras polêmicas não faltam no disco, vide as raivosas "Igreja" e "Policia", ambas fazendo criticas as duas instituições, sendo que a segunda tem um motivo direto, já que Tony Belloto e Arnaldo Antunes foram presos meses antes da gravação do disco acusados respectivamente por porte e tráfico de heroína. Esse fato rompeu com a imagem de "bom moços" que a banda carregava até então.

Apesar da forte influência do punk rock (inclusive vinda de grupos nacionais como Inocentes, Mercenárias e Patife Band), experimentações eletrônicas com traços de poesia concreta e hip hop ("O Quê"), flerte com a new wave ("Estado Violência") e reggae ("Dívidas") também fazem parte do álbum. Todavia, é mesmo a predominante violência do disco muito bem representada na curtíssima e quase hardcore "A Face do Destruídos" e na espetacular "Porrada" que definiram a essência da banda.

Cabeça Dinossauro abriu muitas portas para os Titãs, mas nenhuma delas foi maior que o próprio disco. Clássico absoluto do rock nacional oitentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário