segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Americanizando o som

O rock americano mainstream tem uma sonoridade bastante particular. Dentre as características estão arranjos exagerados, produção polida e timbres que se modulam de acordo com cada época. Muitas bandas, em busca de fama e grana, mudaram drasticamente o conceito sonoro para adentrar este mercado. Vou citar neste post alguns grupos que fizeram isso, mas sem perder completamente a qualidade musical, ainda que todos eles tenham trabalhos melhores dentro de suas respectivas carreiras. Vamos a eles!

Deep Purple
A sonoridade pesada e crua dos primeiros discos do Deep Purple (In Rock, por exemplo) deu lugar a uma produção ultra polida na década de 1980. Músicas milimetricamente arranjadas roubaram a espontaneidade dos solos de guitarras e das viradas de bateria. Ainda assim, discos como Perfect Strangers são bem vistos pelos fãs (nem tanto por mim).

Yes
Em 1983 o rock progressivo já tinha sido jogado para escanteio. Foi aí que muitos grupos deram uma guinada mais comercial para suas carreiras, com o intuito de não cair no precipício. O Yes foi o grupo que melhor se saiu neste quesito (King Crimson não conta). Ao menos artisticamente, visto que o Genesis alcançou um público ainda maior. As guitarras do Trevor Rabin casaram perfeitamente com as produções sintetizadas do Trevor Horn no disco 90125.

Def Leppard
Se o disco On Through The Night apresentava uma sonoridade completamente calcada na NWOBHM, movimento no qual o Def Leppard foi um dos oriundos, Pyromania já apontava para o hard rock americano. Possivelmente o grupo que melhor se adaptou ao mercado dos EUA, lançando hits como "Rock Rock (Till You Drop)".

Saxon
O Saxon foi outra banda oriunda da NWOBHM que adentrou ao mercado americano no ótimo disco Crusader. Além do sucesso comercial, o valor artístico é gritante, contendo músicas bastantes encorpadas que se tornaram hinos da segunda geração do metal britânico.

Scorpions
Essa grande banda alemã lançou ótimos discos nos anos 70, movidos pela veia hendrixiana e clássica do excepcional guitarrista Uli Jon Roth. Com a saída de Uli e a entrada de Matthias Jabs, a banda se direcional completamente para a sonoridade americana, chegando ao auge com o bom disco Blackout.

Whitesnake
Nos primeiros discos, o Whitesnake ainda apresentavam ainda uma certa crueza hard rock que o Covardale trouxe dos tempos de Deep Purple. Chegava a lembrar o Bad Company. Com o passar dos anos a banda foi ficando cada vez mais "americanizada" e explodiu comercialmente no álbum Whitesnake (comumente chamado de "1987"), que intercala hard rock com baladas pavorosas. Vale lembrar que John Sykes fazia parte dessa formação. Além de ótimo guitarrista, ele foi também escolhido por ser um tremendo boa pinta. O mercado abraçou a ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário