sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Hélio Delmiro


Um dos maiores guitarristas de todos os tempos está precisando de ajuda. O carioca Hélio Delmiro está hospitalizado em Juiz de Fora e, como todos sabem, assim como não é fácil viver de música, as despesas com hospitais não são baratas.

Uma corrente foi criada para ajudar o músico, assim como uma conta bancária, visando arrecadar um fundo para que ele possa passar pelo procedimento cirúrgico.

Mais informações sobre a saúde do Hélio clicando aqui.

Se você não conhece esse mestre da guitarra brasileira, indico a você que assista os vídeos abaixo e se emocione com harmonias preciosas. Vale lembrar também que, em 1998, a revista Guitar Player fez uma votação entre os músicos para escolher o maior guitarrista do Brasil. Adivinhe quem ficou em primeiro lugar: Hélio Delmiro.

Sem mais conversa, vamos aos vídeos. E não se esqueça de contribuir (não importa a quantia) para a recuperação do guitarrista.

- Um dos maiores trabalhos de Hélio foi acompanhando a saudosa Elis Regina, com o qual gravou um dos melhores discos ao vivo da música brasileira, o Ao Vivo em Montreux (1979). Participa também deste disco o grande arranjador/pianista César Camargo Mariano, músico com o qual Hélio também fez outros trabalhos importantes, vide o cultuado Samambaia (1981).

- Hélio Delmiro se destacou também acompanhando Milton Nascimento, sendo que com ele gravou célebre solo de "Caçador de Mim". Outro grande momento está no solo inacreditável de "Para Lennon & McCartney" que contém frases complexas tocadas em alta velocidade e sem palheta. Isso sem falar de seus bends tão característicos.

- Ao trabalhar com artistas como Elis, Milton, Tom Jobim, Clara Nunes, dentre outros, Hélio logo chamou atenção de músicos internacionais, dentre eles o guitarrista Joe Pass. A cantora Sarah Vaughan foi outra que trabalhou com Hélio. Ouça essa linda gravação para "Dindi".

- Hélio também desenvolveu um trabalho solo instrumental que tornou-se referência no Brasil, influenciando músicos como Toninho Horta, Lanny Gordin, Nelson Faria, dentre outros. Um dos mais famosos discos desta fase é o ótimo Emotiva (1980).

- Um dos trabalhos recentes de Hélio foi com o músico Roberto Sion, onde percebemos que o guitarrista não perdeu o talento de criar ótimas harmonias.

Agora que você conhece um pouco melhor o trabalho de Hélio Delmiro, se possível ajude ao músico em sua recuperação para que ele possa voltar a desenvolver seu excelente trabalho.

Um comentário: