segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os reis do blues

Lembro que logo que comecei a me interessar por guitarra (lá pelos meus 12 anos), sofri uma enorme confusão entre três artistas de blues, negros, veteranos e com "King" no nome. Era difícil para mim assimilar quem era quem. Passado algum tempo, fui pesquisar calmamente a carreira de cada um. Notei diferenças bruscas no estilo deles que vou destacar agora. Com vocês: B.B., Freddie e Albert, três reis do blues.


B.B. King
B.B. King é certamente o mais famoso dos três. Além de ser o único vivo, B.B. King chama atenção pela sua vitalidade, fazendo até hoje grandes apresentações pelo mundo todo. Sua voz, nunca executada simultaneamente com a guitarra, é uma verdadeira preciosidade divina, de interpretação forte e intensidade absoluta. Já o timbre gordo de sua Gibson Lucille é explorado com poucas notas e vibratos gigantescos, que definiram o seu estilo de tocar. Muitos dizem que a "há mais de 40 anos ele faz o mesmo disco", eu devolvo dizendo que "há mais de 40 anos ele faz o MELHOR disco de blues".

Freddie King
O gigante da guitarra Freddie King deve muito da sua fama ao "Deus" Eric Clapton. O guitarristas inglês inseriu no seu estilo (no começo da carreira) as qualidade de Freddie, que incluem solos viscerais, com pegada intensa e bends afiados. É bastante interessante notar a maneira em que ele empunhava a guitarra, não passando a correia por todo o corpo, deixando o instrumento "de lado". 

Albert King 
Albert King foi um dos mais influentes músicos de blues de todos os tempos. Dentre os guitarristas que ele influenciou está Hendrix e Stevie Ray Vaughan, ou seja, todas aquelas frases que mais parecem o falar de uma guitarra, ora triste, ora risonha, pertencem a este fantástico guitarrista. O canhoto músico usava uma Gibson Flying V, instrumento esse inusitado para o blues, mas que acabou conquistando também o Jimi Hendrix.

2 comentários:

  1. São tantas lendas que a gente fica realmente confuso qual escolher como guia. Alberto Collins, Buddy Guy. E tantos outros.

    ResponderExcluir