domingo, 7 de agosto de 2011

Hardão

Hoje, neste domingão ensolarado, acordei um tanto quanto agitado. Foi propício então sobrecarregar minha audição com o que representa para mim a sonoridade genuína do rock n' roll. Me refiro aquelas bandas setentistas influenciadas por blues, rock psicodélico e que, encantadas com o peso do Blue Cheer, criaram um gênero volumoso, incisivo, simples e poderoso, comumente chamado de "hardão".

Citarei algumas bandas que representam essa sonoridade com categoria, executando canções tão fuleiras (no melhor sentido da palavra) quanto sensacionais. É o tipo de som para ouvir em volume digno de multa.

Buffalo
Este quarteto australiano é considerado por muitos um dos precursores do heavy metal. O grupo contém uma energia atômica e apresenta até mesmo certo virtuosismo. Escute o álbum Volcanic Rock (1973) e entenda definitivamente o que é o hardão.

Budgie
O Budgie é uma espetacular banda que surgiu com a missão de colocar o País de Gales no submundo do hard rock. O grupo apresenta um peso intenso, mas perfeitamente encaixado em arranjos bem estruturados. Discos como Budgie (1971) e Squawk (1972) são clássicos do segundo escalão do hard rock.

Grand Funk Railroad
Este fantástico power trio americano liderado pelo Mark Farner lançou aquele que, pra mim, é o melhor disco de hardão já produzido. Falo do fantástico Red Album (1970). A banda foi massacrada pela imprensa musical na época, mas hoje a sonoridade crua do baterista Don Brewer e o baixo gorduroso de Don Lester representam o sonho timbristico de qualquer banda de stoner rock.
 

Cactus
Contendo em sua formação o Tim Bogert (baixo) e Carmine Appice (bateria), que anos antes já haviam feito estrago no Vanilla Fudge, o Cactus é o perfeito representante do heavy-blues americano. Lembro de gostar muito do One Way... or Another (1971).

Mountain
Banda espetacular que trazia na formação o guitarrista Leslie West e o baixista/produtor Felix Pappalardi. Ambos intercalam as vozes, sendo o primeiro dono de um timbre rasgado e o segundo muito mais melódico. Tremenda e influente banda. Climbing! (1970) é discografia básica do rock.

West, Bruce & Laing
Falando no Mountain, vale ainda lembrar do West, Bruce & Laing, um daqueles supergrupos setentistas que durou pouco, mas o suficiente para fazer história. Leslie West e Corky Laing (ambos do Mountain) somam forças com o lendário Jack Bruce. A combinação é explosiva.

Dust
Essa banda americana chegou ao conhecimento de muitos por ter em sua formação o baterista Marc Bell, que anos depois entrou para os Ramones como Marky Ramone. O baixista Kenny Aaronson fez parte de outras diversas bandas, dentre elas Blue Oyster Cult, Foghat e acompanhando a Joan Jett. Mas a sonoridade avassaladora do Dust merece ser ouvida não somente pelos músicos que fizeram parte da banda, mas sim pelas composições e execução precisa do grupo.

Captain Beyond
Atenção para essa escalação: Rod Evans (es-Deep Purple), Bobby Caldwell (ex-Johnny Winter), Larry Reinhardt e Lee Dorman (ambos ex-Iron Butterfly). Resultado: um dos melhores discos de estreia do rock.

Sir Lord Baltimore
Kingdom Come (1970) é disparado um dos discos mais pesados da época em que foi lançado. Power trio americano de execução transpirante. Acho um espetáculo!

Lucifer's Friend
Banda alemã espetacular que tinha na liderança o John Lawton. A estreia deles é uma paulada contagiante de heavy-rock. Há alguns elementos de rock progressivo.

Aeroblus
Como prova de que os latinos também sabe fazer hardão, deixo aqui um dos melhores grupos argentinos, o Aeroblus. Formado pelo genial guitarrista Pappo e pelo grande baterista Rolando Castello Junior (sim, aquele mesmo do Made In Brazil e Patrulha do Espaço), o Aeroblus produzia um som acachapante, simples e direto. Escute o petardo "Vamos A Buscar La Luz" e comprove.

Bateristas pedreiros, guitarristas geniais na arte de compor riffs e baixos com timbres tão pesados quanto uma parede de concreto. É o rock n' roll no seu estado mais puro. Boa audição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário