segunda-feira, 11 de julho de 2011

TOP 5: Pais do rock

Sem conversa fiada, citarei cinco personagens importantes para a criação do rock. Não se trata de músicos que influenciaram o gênero, mas sim, artistas que diretamente colocaram a mão na massa para criar o estilo mais popular do século XX.

Todavia, lembro que essa lista só pode ser feita se ignorada a complexa narrativa da música popular. A visão aqui é, de certa forma, superficial.

Vamos a eles!

01 - Ike Turner
Nada melhor que começar a lista com aquele que interpretou o primeiro rock n' roll gravado. Estou falando de Ike Turner e a lendária "Rocket 88" (1951). O eterno "parceiro" de Tina Turner explorou nesta ótima canção uma guitarra distorcida e piano tocado com pegada frenética. Audição obrigatória!

02 - Bill Haley
Após regravar "Rocket 88", o outrora músico de country Bill Haley caiu de cabeça no ainda desconhecido rockabilly. Com a importante ajuda de sua banda de apoio, Bill Haley & His Comets gravaram a emblemática "Rock Around The Clock", que tornou-se o primeiro rock a chegar ao topo da Billboard. O sucesso foi tão grande que ela foi regravada até mesmo no Brasil, pela cantora de samba-canção Nora Ney.

03 - Elvis Presley
Adversário de Bill Haley na disputa de "primeiro hit do rock" está Elvis Presley com a potente "That's Alright Mama". Acompanhado da guitarra delicada/intensa de Scotty Moore e o baixo percussivo de Bill Black, o eterno rei do rock popularizou de vez o estilo para a juventude branca americana e desafiou os valores das famílias conservadoras. Grande canção, grande atitude!

04 - Chuck Berry
Vamos então repassar o que vimos até agora: Ike Turner criou, Bill e Elvis popularizaram e Chuck Berry aperfeiçoou. Chuck Berry não só vitaminou o rock, mas também esbanjou talento como compositor e guitarrista em músicas sujas, obscenas, intensas e geniais. Chuck Berry é o rock n' roll encarnado. Influência direta para Keith Richards, John Lennon e Angus Young. Se você quer ir de encontro ao rock, ele está aqui. Dentre suas mais celebres canções está a atemporal "Johnny B. Goode".

05 - Little Richard
Voz intensa, piano entorpecido, comportamento esquizofrênico e roupas malucas. Little Richard é acima de tudo um showman. Misturando rhythm and blues com gospel, ajudou a moldar o que é a postura de um astro do rock, escancarando sua vida em polêmicas e bizarrices, mas acima de tudo, fazendo ótimas músicas. 

Muitos outros importantes artistas ficaram de fora, vide o guitarrista Carl Perkins e suas brilhantes composições, Jerry Lee Lewis e seu piano ensurdecedor, Gene Vincent e sua banda (Blues Caps) tecnicamente muito acima da média, Bo Diddley com suas levadas revolucionárias, Fats Domino e sua incrível voz, Eddie Cochran e seu grande carisma e a maturidade juvenil de Buddy Holly. Mesmo não estando dentro do meu irrelevante TOP 5, todos eles foram extremamente inovadores e ainda hoje soam interessantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário