domingo, 10 de julho de 2011

TOP 5: Inquilinos da "casa vermelha"

"Red House" é o nome da clássica canção composta e tocada por Jimi Hendrix em seu emblemático disco de estreia, lançado em 1968. A música é um blues tradicional de 12 compassos, mas que com a grandiosa interpretação de Hendrix, despertou a vontade incontrolável de outros guitarristas regrava-la e, como em um caso raro, regrava-la bem.

Partindo de uma audição descompromissada, selecionei várias versões interessantes da mesma canção. Sem mais delongas, vamos a elas!

Obs: Não postarei nenhuma versão rara ou obscura, são apenas boas versões que merecem atenção!

Antes de tudo, é sempre bom reouvir a "Red House" original, projetada por um arquiteto fantástico.


1 - Gary Moore
Que tal para começar a sessão de versões, ouvir o grande Gary Moore com seu timbre potente de strato e bends afiados, demonstrando respeito e originalidade para a música de Hendrix.

2 - G3 (Joe Satriani, Steve Vai e Eric Johnson)
Os mestres da guitarra virtuose Joe Satriani, Steve Vai e Eric Johnson, tiram um pouco o pé do acelerador em uma versão cheia de improvisação, solos longos e duelos infernais. Uma overdose de guitarras para ninguém botar defeito. Destaque para Eric Johnson, o mais bluseiro de todos que já passaram pelo G3.

3 - Yngwie Malmsteen
A virtuosidade continua em alta, desta vez com o escandaloso Yngwie Malmsteen, que fez uma versão bastante interessante para "Red House", apesar de exagerar em alguns momentos com sua fritação exacerbada, capaz de fazer muito purista do blues entrar em desespero.

4 - Johnny Winter
Para os amantes do blues tradicional, escutem a interpretação de Johnny Winter registrada em 2008. Mas não se deixem enganar pela fama do lendário guitarrista albino, a versão apesar de boa, é comprometida pela lezades do guitarrista. Mas vale conferir!

5 - Ben Harper
Ben Harper se mostra bastante intimo das cordas nesta versão impecável da música de Hendrix, possivelmente o inquilino da "casa vermelha" que ficou com o melhor quarto. Fantástico!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário