sexta-feira, 22 de julho de 2011

Versões Curiosas/Engraçadas

O que leva uma pessoa a fazer uma versão para a música de outro artista? Muitos escolhem essa forma para homenagear um ídolo, mas essa "homenagem" pode soar um tanto quanto bizarra, ainda mais quando a canção escolhida não é exatamente a de um "ídolo". Não está entendendo onde quero chegar? Ouça os sons abaixo e veja como fazer versões pode ser algo engraçado, provocativo e curioso.

Devo - (I Can't Get No) Satisfaction [Rolling Stones]
Emblemática versão para o clássico dos Rolling Stones. Embora seja um clássico, ainda assim é impossível não ficar surpreso com a desconstrução sonora. Além de esquizofrenicamente engraçada, ela é ritmicamente elaborada. Arranjo extremamente interessante.

Sid Vicious - My Way [Frank Sinatra]
Essa é carne de vaca, mas não consegui deixar de fora. É a personificação do punk rock numa versão destrutiva para a linda música eternizada na voz do Frank Sinatra. Inspirou a (também ótima) versão em português feita pelo Camisa de Vênus.

Laibach - I Me Mine [The Beatles]
Esse grupo esloveno já estranho fazendo o som deles, imagine então em regrações improváveis de canções dos Beatles. Fizeram o Let It Be inteiro, emulando até a capa. "I Me Mine" é das mais estranhas e, justamente por isso, a mais legal.

Yngwie Malmsteen - Gimme! Gimme! Gimme! [ABBA]
Mesmo a música do ABBA sendo legal, não da pra levar a sério quando um sujeito como o Malmsteen decide interpreta-la, ainda que o fato de ambos serem suecos explique a relação. O jeito é levar no humor e curtir as palhetas exageradas do guitarrista.

Children Of Bodom - Oops I Did It Again [Britney Spears]
Honestamente, vocês acham que alguém do COB ouve Britney em casa? Acho que não. Mas essa espetacular versão mostra o lado descompromissado do heavy metal, estilo repleto de fãs chatos que carregam na música uma seriedade ridícula.

Dream Theater e Barney - Damage, Inc [Metallica]
Que o Barney (Napalm Death) é um excelente vocalista de grindcore/death metal não é novidade. Que o Dream Theater é uma banda tecnicamente perfeita também não se discute. Mas o que deu na cabeça deles se juntarem pra fazer essa versão desgraçadamente pesada deste clássico do thrash metal? Quando Barney começa a cantar a música fica tão surreal que o Mike Portnoy e o John Petrucci caem na risada. Sensacional!

Nick Cave & The Bad Seeds - Foi Na Cruz [?]
Eu não se quem é o autor dessa música. Provavelemte nem o Nick Cave saiba. Ela deve ter escutado ao passar por alguma igreja quando morava em São Paulo. Acho uma versão linda, emocionante e bizarra.

Richard Cheese - Welcome To The Jungle [Guns N' Roses]
Richard Cheese é um figurão crooner de uma banda competente que o acompanha em versões para grandes hits, indo do pop ao heavy metal. O som dele é típico das big bands e suas apresentações ocorrem em cassinos de Las Vegas. Escute a fantástica versão que ele fez para este clássico do Guns N' Roses. Fanfarronice total.

Nelson Gonçalves - Meu Erro [Os Paralamas do Sucesso]
Falando em Camisa de Vênus, todo mundo lembra da ótima versão da banda baiana para "Negue", clássico da canção popular na voz do Nelson Gonçalves. O que muitos não lembram é que o veterano cantor gravou um disco somente de releituras de sucessos do pop rock brasileiro oitentista (Ainda É Cedo, 1997). É uma versão mais bizarra que a outra. Curiosamente, o cantor morreu pouco tempo depois. Trágico e hilário.

Raimundos - Desculpe, Mas Eu Vou Chorar [Leandro & Leonardo]
Todo mundo conhece a boa versão que os Raimundos fizeram pra "20 e Poucos Anos" do Fábio Jr., mas bizarro mesmo foi a regravação deste sucesso da música pop/sertaneja.

Easy Star All Stars - Radiodead [Radiohead]
E o que dizer da versão reggae/dub para o Ok Computer do Radiohead. Divertido e muito bem feito.

La Pupuña - Speak To Me/Breathe [Pink Floyd]
Deixei o mais bizarro para o final. Imagine uma banda de tecnobrega/guitarrada/merengue diretamente do Pará regravando na integra o clássico The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd (rebatizado por eles de The CHARQUE Side Of The Moon). Até mesmo a regravação do Flaming Lips ficou normal diante disso. Atenção para a capa do disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário