segunda-feira, 13 de junho de 2011

Música ruim é mais um triunfo do capitalismo

Você já parou para pensar que estamos presenciando um dos momentos mais caretas da história da humanidade? E que os valores pregados não condizem com o mundo miserável, desigual, violento e sujo que vivemos?

Mas por que estou falando tudo isso? Você deve ter ouvido a tal A Banda Mais Bonita da Cidade, né? Pois então, o clima festivo de plástico que domina o vídeo feito para a horrorosa música "Oração", além de ser um plágio descarado do clipe "There's An Arc" do Hey Rosetta, é também a última grande prova de quão deprimente são os tempos atuais.

O público responsável pela aprovação desta falsa bela música é em grande maioria universitário, que deveria ser o grupo mais intelectual e ativo de uma sociedade.

A juventude deveria ser mais critica e idealizadora de grandes manifestações artísticas. A juventude tem que estar na vanguarda intelectual. Todavia, nos últimos anos ela deixou de produtora e passou a aceitar de braços abertos o que lhe é oferecido, seja forró universitário, sertanejo universitário e bandas miseravelmente melodramáticas.

Não que eu seja grande bosta, mas me espanta ver como minha geração consome tanta porcaria. Luan Santana, Claudia Leite, Restart, Sorriso Maroto e Banda Mais Bonita da Cidade, não se engane, é tudo farinha do mesmo saco. Não se trata nem de gosto musical, nem de moralismo, mas de confronto. Não estou pedindo por pessoas politicamente engajadas, prontas para resolver qualquer problema. O que desejo é um pouco mais de atitude e menos o comportamento passivo e complacente com o corporativismo artístico.

Tenho medo dos frutos que tudo isso vai gerar. Provavelmente uma geração que baixa a cabeça para um "cala a boca". Por isso, tome cuidado com o que você consome, não se deixe levar pela ideia de que "é só música, é só diversão, não tem problema, é assim mesmo", "não gostou, faz melhor" e "esse é meu gosto musical, a música é linda". A mais crua realidade é que estamos em um processo de idiotização em massa e, espantosamente, a maioria tem passado com méritos no teste final. Eis mais um triunfo do capitalismo.

2 comentários: