quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os gringos "pirando" na música brasileira

Por mais que muitos ignorem, não é só o futebol, as praias, a caipirinha e o calor humano que os turistas mais gostam no Brasil. A música brasileira também é muito respeitada e admirada. Pensando nisso, trago ao blog alguns momentos em que artistas internacionais manifestaram essa predileção.

1: Uma das musicistas mais prestigiadas atualmente é a Esperanza Spalding, que levou o prêmio de Artista Revelação do Grammy 2011, desbancando o "favoritismo" do Justin Bieber. Essa grande cantora e contrabaixista já gravou três discos e, em um deles, fez uma ótima versão para um clássico da música brasileira: "Ponta de Areia" do Milton Nascimento.

2: Recentemente tive a oportunidade de ver o show de uma das minhas bandas prediletas, o Yes. Mesmo desfalcado de alguns integrantes originais, foi um privilégio ver o brilho de músicos como o baixista Chris Squire e o estupendo guitarrista Steve Howe, sendo que esse último não deixou de prestar uma homenagem aos brasileiros, tocando um obra valiosa da cultura nacional (e não foi nada de "Brasileirinho", "Garota de Ipanema" e muito menos o "Hino Nacional", já manjados em shows internacionais no Brasil). Steve Howe mandou uma das "Bachianas" de Villa-Lobos. Muita gente na plateia sequer percebeu.

3: Imagine que você é músico e filho de John Lennon. Com quem você gostaria de fazer um som? Paul? George? Ringo? Não foi nenhum desses que Sean Lennon escolheu. Ele preferiu fazer tocar com o Arnaldo Baptista no Free Jazz Festival de 2000. Mesmo com uma versão questionável do clássico dos Mutantes, é difícil não se emocionar com a apresentação.

4: Um outro grande admirador da música brasileira é o eterno guitarrista do Police, Andy Summers. O cara já tocou pelo mundo todo e teve projetos com gente do nível de Robert Fripp (King Crimson), ainda sim, parece que ele achou a sombra para sua inquietação na praia de Copacabana, fazendo trabalhos ao lado do Victor Biglione e, mais recentemente, do ícone da bossa nova, Roberto Menescal. Alias, esse projeto acabou de passar quase despercebido por São Paulo em 2 shows espetaculares (que obviamente não perdi).

5: E pra encerrar, enquanto muitos brasileiros resmungam a formação atual do Sepultura sem os irmãos Cavalera, no show do Metallica no Brasil, James Hetfield fez questão de não perder a abertura do Sepultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário