quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os 80 anos do "rockeiro" Cauby Peixoto

Hoje o mitológico Cauyby Peixoto comemora 80 anos. Essa lenda de figurinos e penteados excêntricos e uma voz facilmente reconhecível, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas um "Frank Sinatra tupiniquim", mas sim um grande visionário.

Na década de 1950, o rock começava dar seus primeiros passos, não só no Brasil, mas no mundo. Sua chegada ao maior país da América Latina se deu pela voz da cantora de samba-canção Nora Ney, que regravou o grande clássico "Rock Around The Clock" de Bill Haley & His Comets no ano de 1955.

Apesar da importância desta gravação, além dela não ter a malandragem e a atitude do rock brasileiro, ela também não era cantada em português. Todas essas características foram "injetadas" na composição "Rock And Roll Em Copacabana", escrita por Miguel Gustavo e gravada por um ainda jovem Cauby Peixoto no ano de 1957.

O ponta-pé inicial estava dado, dai pra frente é aquela história que todos já conhecem, história essa estrelada por Celly Campelo, Roberto Carlos, Os Mutantes, Secos & Molhados, Raul Seixas, Som Nosso de Cada Dia, Rita Lee, Titãs, Barão Vermelho, Sepultura, Raimundos, Nação Zumbi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário