domingo, 6 de fevereiro de 2011

Os videoclipes que marcaram minha infância

Após listar os seis shows (em vídeo) que marcaram minha vida, surgiu a vontade de listar alguns videoclipes que ficaram registrados em minha afetada memória. Não necessariamente os melhores/prediletos/importantes, mas os que mais remetem a minha infância. Vamos a eles:

Guns N' Roses - November Rain
Antes de ver esse clipe, eu já era um pirralho interessado em música. Já queria inclusive ser músico. Todavia, o instrumento que eu mais gostava era a bateria (culpa do Charles Gavin e Charlie Watts). Tudo mudou ao me deparar com a figura endiabrada do Angus Young e, principalmente, após assistir esse clipe do Guns N' Roses. A imagem do Slash saindo da igreja, fumando, com sua Les Paul na altura do joelho, envolto a poeira, executando com desenvoltura esse grande solo, foi tão marcante que apontou minha vida para outro rumo.

Crash Test Dummies - Mmm Mmm Mmm Mmm
Em algum momento da minha infância assisti esse clipe na MTV. A voz grave amedrontadora do vocalista, somada a uma melodia "simpática" e a um refrão que permitia até uma criança cantarolar, logo me chamou a atenção. Tudo isso ainda vinha empacotado por um vídeo que representava a narrativa da letra. Sensacional!

Type O Negative - Black Nº1
Se por um lado a voz grave simpática do Brad Roberts (Crash Test Dummies) despertou minha atenção para a banda, a voz grave endiabrada do Peter Steele me aterrorizou. Óbvio que sua aparência contribuía para isso (um brutamonte de 2 metros, em um local escuro, com um olhar de quem está pronto para sair da tela da TV e te matar), mas o som da banda era aterrorizantes por si só, ainda mais quando se é uma criança de uns 6 anos. Apesar disso tudo, é um dos meus clipes prediletos!

Blind Melon - No Rain
A MTV definitivamente fez parte da minha infância. Se por um lado hoje eu não entendo nada de Jaspion, Cavaleiros do Zodíaco e outros programas cultuados da Rede Manchete, minha formação musical deve em grande parte a MTV. O "clipe da abelhinha" do Blind Melon ("No Rain") era um dos que eu mais gostava quando pequeno. Não só eu, mas também minha irmã, que era a personificação da afetada menininha do clipe.

4 Non Blondes - What's Up
O sentimento nostálgico com relação a esse clipe é o mesmo compartilhado no do Blind Melon, a única diferença é que a imagem que me vem a cabeça não é a de uma criança vestida de abelha, mas sim da vocalista Linda Perry cantando o refrão em alto e bom som.

Raimundos - Eu Quero Ver O Oco
É óbvio que não podia faltar um artista brasileiro. Além de Raul Seixas e Titãs, a banda que eu mais gostava quando criança era o Raimundos, diferente dos outros citados, esses no auge da carreira. Nem imagino quantas vezes assisti esse vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário