terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

6 shows (em vídeo) que marcaram minha vida

Desde que me entendo por gente sou aficionado por registros ao vivo de bandas, seja em formato de CD, LP, MP3, VHS, DVD ou o raio que o parta. Entretanto, foi com o YouTube que eu acabei recordando alguns shows que melhor ficaram registrados na minha memória afetiva.

Embora não tenha visto a tour da maioria desses shows ao vivo (com exceção dos Titãs), eu ouvi tanto as gravações deste período de cada banda que sinto como se tivesse vivenciado os shows.

Sem mais delongas, vamos a lista:

Rolling Stones - Live At The Max
Desde muito pivete eu assisto a esse show. Digo com toda certeza que foi uma das razões que me fez gostar tanto de música. Os fogos de artificio no inicio do show, os intermináveis modelos de guitarra, a gigantesca (e ótima) banda de apoio, a pequena bateria de Charlie Watts falando alto diante do um público alucinado, a figura introspectiva de Bill Wyman e, principalmente, o repertório excepcional, fez com que esse show ficasse registrado em minha memória com muito carinho.

Dr. Sin - 10 Anos Ao Vivo
Lembro quando ganhei esse DVD e assisti pela primeira vez. Foi um susto. Ele tinha acabado de ser lançado e eu não conhecia nada da banda. Bastou escutar os solos do Edu Ardanuy e tive a confirmação imediata de que era possível ser virtuoso e melódico ao mesmo tempo. Durante meses esse DVD não saiu do meu aparelho. Nem os overdubs em estúdio me incomodavam (hoje sim).

Dream Theater - Live In Tokyo
Peguei esse VHS (pra vocês verem como faz tempo!) emprestado numa época em que só conhecia o Joe Satriani no que diz respeito a virtuosidade guitarristica. Quando comecei a assistir o show cheguei até a me assustar com a técnica da banda. Pensei até que tinha algo "fake" por trás. O Dream Theater tocava com espontaneidade incrível, ao contrário dos shows atuais, onde parecem seguir um roteiro. O repertório é basicamente o ótimo disco Images And Words. Esse shows fez eu querer estudar guitarra com mais seriedade. Não deu grande resultado, mas foi divertido.

Pink Floyd - Pulse
Eu sei, a banda já estava desfigurada sem a presença do Roger Waters. Todavia, essa tour é possivelmente a melhor do grupo. A banda está "leve", executando as músicas com uma capacidade extraordinária e com uma produção de palco excepcional. A escolha de tocar o clássico álbum Dark Side Of The Moon na integra foi apelação. Me emociono até hoje.

Deep Purple - Come Hell or High Water
Blackmore no auge da sua chatice, com cara de bunda o show inteiro. A banda não tolerava mais a sua presença dele. Todos tocam com nítida raiva e desconfiança. O Gillan está com a voz de Pato Donald, o Blackmore não executou nenhum solo original (o que mostra sua competência como improvisador) e pra completar, logo no inicio do show, depois de entrar no palco no meio da primeira música, ele se vira para a plateia e joga um copo de água que acerta o cinegrafista. Tudo isso fez desse o último show do Deep Purple com a formação clássica. Ainda assim, toda essa raiva e vontade de mostrar serviço de todos os envolvidos fez desse show uma obra-prima.

Titãs - Ao Vivo no Bem Brasil (1996)
Essa lista era pra ter apenas cinco shows, mas quando fui revirar meus empoeirados VHS's, achei a gravação caseira do saudoso programa Bem Brasil (quando ainda era transmitido ao vivo aos domingos de manhã pela TV Cultura). Me lembro perfeitamente deste dia. Meu pai tomando cerveja/caipirinha/domecq e fritando calabresas com o vizinho Odair. Minha mãe e minha irmã tinham ido para o centro de Santo André e a televisão ficou livre para eu assistir em alto e bom som o show dos Titãs (claro que não sem antes apertar o REC do videocassete). O dia estava ensolarado e perfeito para a banda mostrar as canções do irregular disco Domingo. Nesta época, no auge dos meus 7 anos, só existiam dois artista que faziam minha cabeça: Raul Seixas e Titãs. Lembro de assistir esse show durante meses. Alias, vale registrar que o primeiro show que fui na vida foi dos Titãs. Foi num lugar bem parecido com esse, num parque aberto, em dia ensolarado, com o Branco Mello vestido todo de vermelho e o Marcelo Fromer simpaticamente distribuindo autógrafos após o evento. Quando ouço os trabalhos atuais dos Titãs fico envergonhado, mas quando revejo a surrada VHSs deste show eu me lembro que a banda já teve muito valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário