quinta-feira, 25 de junho de 2026

Bandas/Artistas da Escócia

Sequência a essa viagem sonora por países que a seleção brasileira tem enfrentado na Copa.

Confesso que tive preguiça de pesquisar a música tradicional/folclórica escocesa, mesmo sabendo que encontraria muita coisa interessante. Simplesmente não tava “na onda da gaita de fole”, então poderia ser uma audição enviesada pro desgosto, se é que me entendem. Quem sabe outra hora. 

Listar todas as grandes bandas da Escócia também me pareceu uma missão interminável. Fechei nos meus 12 artistas prediletos. Perdão pela falta de maior dedicação.

Boards Of Canada
O nome engana, mas a verdade é que o duo é da Escócia. Tenho escutado muito nas últimas semanas por conta do novo (e ótimo) disco que lançaram. Mas o debut continua sendo o predileto mesmo. Adoro como eles trazem memórias e sentimentos humanos pra um estilo comumente frio como a música eletrônica.

Cocteau Twins
Ícones do dream pop. A banda mais etérea do rock. Recentemente assisti a Elizabeth Fraser cantando com o Massive Attack e voltei a alucinar com sua voz. Que grupo especial!

The Exploited
Das bandas mais icônicas do punk rock. Somente visualmente, com seus coturnos e moicanos, já foi suficiente pra influenciar centenas de bandas. O som me lembra a adolescência (mais por amigos que gostavam do que por mim). 

The Incredible String Band
Banda sessentista fundamental, justamente por ficar na linha tênue da psicodelia com o folk britânico do período. Vale a pesquisa atenta. 

The Jesus And Mary Chain
A primeira que pensei. E talvez seja a minha predileta da Escócia mesmo. Reis do noise rock, dos timbres maravilhosamente podres de guitarra. E no meio de todo o ruído havia muita melodia. Gigantes do rock alternativo.

Mogwai
Confesso que nunca foi minha banda do coração quando o assunto é post-rock. Mas também é das mais regulares, deste modo tô sempre acompanhando. E são ótimos mesmo. Talvez eu só precise assistir ao vivo pra me converter de vez.

Nazareth
Bandaça subvalorizada do hard rock setentista (menos em Curitiba, onde são estranhamente endeusados). Esqueçam as baladas e vão direto nos petardos com bafo de uísque e cheiro de cigarro. Fã de dad rock também é gente. 

Primal Scream
Daquelas bandas que tive fases: Adorei quando conheci, depois achei pastiche, agora voltei a amar. Aquela fase com o Mani no baixo é muito legal. Banda fundamental no cruzamento do rock alternativo com a música eletrônica (acid house).

Teenage Fanclub
Banda do coração, que vire e mexe volto nela. Das que melhor compreendeu o power pop. Sensacional.

The Waterboys
Das mais escocesas. Tanto pelos violinos quanto pela interferência da música folk local. Na década de 1980 lançaram muita coisa boa, depois confesso que não acompanhei.

Donovan
Compositor e cantor ícone dos anos 60. Fez muito bem a ponte do folk pra psicodelia. Infelizmente é pouco lembrado no Brasil.

Mark Knopfler
Não lembrava que ele era escocês, mas assim que me atentei não tive como ignorar. Um dos grandes guitarristas da história do rock, de carreira solo ainda hoje sólida. Sobre o Dire Straits nem preciso falar né.

Nenhum comentário:

Postar um comentário