terça-feira, 16 de dezembro de 2025

RETROSPECTIVA 2025: Bandas que voltaram / Bandas que acabaram

BANDAS QUE VOLTARAM

Acid Bath
Anunciaram a volta no final do ano passado e em 2025, após 28 anos parados, subiram novamente aos palcos. Chegaram até mesmo a dividir eventos com Mastodon, SOAD, dentre outros grupos que tem eles como referência. Um dos grandes nomes do sludge. Tomara que role deles virem para o Brasil.

Nevermore
Por enquanto, se não me engano, ficou só no anúncio. Nem a formação ficou clara, já que o vocalista Warrel Dane morreu. Inclusive, a família do vocalista parece que desaprova essa volta. Acontece. Aguardar pra ver os rumos que o Jeff Loomis dá ao grupo.

Figueroas 
Não devia nem ter parado. Projeto divertido demais. Espero ver um show em breve).

Superguidis
Banda impressionantemente já veterana do indie rock. Fizeram alguns shows relembrando o disco estreia. Legal.

Gene
Boa banda do britpop. Tão surfando na onda levantada pelo o Oasis. Acho que a reunião ficou pro ano que vem.

Dark Angel
Além dos shows, voltaram com um disco de inéditas após mais de três décadas, que confesso ainda não ter escutado. Ainda assim, não deixa de ser uma boa notícia.

Savatage
Após pedidos, grupo vem se reunindo para esporádicos encontros, inclusive no Brasil. Mas. como previsto, a formação atual é um grande catadão.

Tihuana
Não que alguém tenha pedido, mas lógico que até eles iam surfar na onda das voltas. Ficaram 12 anos parados. Honestamente, tirando os fãs (que me surpreende existirem), alguém sentiu falta?

Pulp
Lançaram o primeiro álbum em 24 anos. E é ótimo. É o suficiente. Qual a chance de virem ao Brasil?

Moptop
Voltaram com um disco novo. Honestamente não me informei mais sobre, já que honestamente não me interesso.

4 Non Blondes
Andaram fazendo alguns shows. Não que alguém pediu, mas beleza. Fato é que me deparei com um vídeo deles tocando o hit “What’s Up?” e fiquei surpreso como a voz da Linda Perry está intacta. Vale lembrar que ela é uma compositora de sucesso, de modo que não acho que voltaram por mera questão financeira.

Stereolab
Lançaram um tremendo álbum de inéditas após 15 anos. Parecem ter voltado exatamente de onde parou. Por sorte, ainda deram um pulo no Brasil. Bandaça!

Clipse
Voltaram já surfando merecidamente na crista da onda. O duo anunciou o primeiro disco e apresentações após 15 anos. Mesmo o antigo produtor, nada mais que o Pharrell, está envolvido no recente disco. Muito legal!

Macaco Bong
Inclusive com uma nova e ótima formação. Quero tentar assistir um show em breve.

Alice Cooper Band
Lançaram um disco de estúdio após 52 anos. Muito mais que o resultado em si (esquecível, divertidinho), foi legal a parceria do Alice Cooper de trazer e, deste modo, enaltecer seus antigos parceiros.

The Beta Band
Fizeram o primeiro show em 21 anos. Não vi mais nada sobre.

Rush
Por enquanto veio só o anúncio, mas já não deixa de ser uma notícia impactante (no bom e mal sentido). Na bateria agora terão a ótima Anika Nilles. Não me dou relevância ao ponto de comentar se eles devem ou não fazer isso. Se assim acham justo, por que não? Quem se interessar em assistir que vá.

Sugar
Anunciaram tour após quase três décadas. De quebra já veio uma faixa inédita. Torcer para que eles passem pelo Brasil. Bob Mould não dá bola fora.

Angra
Anunciaram uma pausa e, pouco tempo depois, um encontro com a formação Nova Era, que ficou pra 2026. Rafael Bittencourt não pareceu tão confortável com a ideia, mas correr o risco de alguém morrer (vide o que aconteceu com o André Mattos) também não parece. Fabio Lione também pareceu não curtir, tanto que deu área. Angra sendo Angra, gerando novela.
 
Triumph
Após três décadas, a banda canadense comunicou que vai se reunir com a formação clássica para comemorar os 50 anos de grupo. Torcer para que não seja constrangedor. Até nisso copiaram o Rush (piada, gente). Que seja bacana.

Barão Vermelho
E como já estava sendo ventilado por aí, o Barão Vermelho vai se reunir com a formação inicial, trazendo o Frejat e Dé Palmeira para grandes shows. Ney Matogrosso participará “fazendo a vez” do Cazuza. Tem tudo pra ser legal (não que eu esteja disposto a ir conferir).


BANDAS QUE ACABARAM

Cirith Ungol
Banda de heavy/doom tradicional. Fizeram um show de despedida no Brasil e tudo. Ao que consta, ficou insustentável para eles ter a banda em atividade. Resultado direito das crises econômicas que afetam a indústria musical.

Front 242
Histórica banda de EBM. Fizeram o último em sua terra natal, na Bélgica. Tá aí um evento que gostaria de ter presenciado.

Refused 
A idade chega para todos, até para aqueles que aparentemente ainda tinham lenha pra queimar. Farão o último show daqui uns dias. Passaram pelo Brasil, mas infelizmente perdi o show.
 
Orange Goblin
Em 2025 anunciaram sua tour de despedida. Não acompanhei que fim deu. Era uma banda bacana, mas após 30 anos realmente perderam o impacto.

Wu-Tang Clan
O grupo é tão envolto a mistérios e publicidades (na mesma medida) que eu nem duvido que estarão de volta daqui 5 anos (possivelmente não com todos, o que também é normal). Isso posto, vão rolar shows ainda em 2026.

Blacksea Não Maya
Trio português de música eletrônica. Confesso não ter me inteirado sobre o fim do grupo.

GEL
Mal começou e já acabou. Era uma promessa e apenas isso se tornou. Ao que consta o guitarrista cometeu vários delitos contra os outros integrantes, aí ficou insustentável. Bizarro.

Francisco, el Hombre
Anunciaram shows de despedida. É só o que sei.

Ministry
Eu adoro a banda, mas achei o anúncio meio caça-níquel. Tanto que não li mais nada sobre. Isso posto, ainda gostaria de assisti-los ao vivo.

Sá & Guarabyra
Como bem posto por eles: “morte natural”. Tão morando em cidades distantes, são idosos, fizeram tudo que podiam… tá ótimo. Grande dupla.

The Who
Anunciaram seus últimos shows nos EUA. Ficou com cara de “mal acabado”, ainda mais com aquela demissão estranha (e dupla) do Zak Starkey. Sei lá hein! Tem hora que é melhor tirar o time de campo em silêncio.

Johnny Mathis 
O lendário cantor, aos 89 anos, anunciou sua aposentadoria nos palcos. Não dá pra reclamar. Que desfrute de seus anos de vida.

Golpe de Estado
Mesmo após a morte do Nelson Brito (e já sem Catalau, Paulo Zinner e Hélcio Aguirra) a banda continuava se apresentando com uma formação boa, mas completamente descaracterizada. Achei zuado. Mas talvez estavam apenas cumprindo datas. Fato é que veio o comunicado de fim do grupo. Foi ótimo enquanto durou e os discos estão aí para sempre que a gente quiser relembrar. A banda que mais assisti ao vivo na vida.

Planet Hemp
Até o Planet surfando nas famigeradas tour de despedidas, resultado num enorme show no Allianz. Eles merecem! Ao menos no caso deles não devem voltar tão cedo. Chuto uma tour de 50 anos (que chegará mais rápido do que parece).

Jesus Piece
Jovem banda de metalcore que ainda tinha lenha pra queimar, mas os desentendimentos internos foram mais fortes.

Mineral
E novamente a cultuada banda de emo anuncia uma pausa. Se tudo der certo daqui um tempo eles voltam.

Carne Doce
Só consegui pensar em “Goiânia” do Lupe de Lupe. Nada mais a dizer.

Whitesnake
Após aquele vai e não vai, eis que o David Coverdale anunciou a sua aposentadoria e, consequentemente, o fim do Whitesnake. Melhor assim, sem tour de despedida e maiores micos. Foi uma grande banda e uma grande voz.

E ainda teve o Black Sabbath, que após uma turnê de despedida triunfante, fizeram um último show, em sua cidade natal, com a formação original e com outras grandes bandas da história do heavy metal prestigiando os criadores do gênero. Lindo. Ficou ainda mais comovente com a morte do Ozzy poucas semanas depois. RIP Ozzy, RIP Black Sabbath.

Nenhum comentário:

Postar um comentário