sexta-feira, 27 de maio de 2022

ACHADOS DA SEMANA: Art Ensemble Of Chicago, Black Dice e Cherubs

Art Ensemble Of Chicago
Grupo de jazz mitológico, conhecido por conta de suas experimentações, que vão desde a forma das composições, passando pelo uso de instrumentos não convencionais e até mesmo pela postura no palco. De sua extensa discografia, conheço e reouvi o Fanfarre For The Warrios (1974), álbum que exemplifica bem a sonoridade do grupo e também do coletivo AACM, centro dessas experimentações no jazz. Há muito de música erudita e poesia ali. Tive também minha primeira experiência com o Nice Guys (1978), álbum lançado pela ECM e de estranheza instigante. Vale a pesquisa.

Black Dice
Beaches & Canyons (2002). Cheguei nesse disco esquisito sei lá como. É um noise/ambient/drone/rock experimental de certa forma bastante orgânico, onde o processamento de um sinal gera multi cores, ambiências e texturas. Ao menos foi isso que entendi. É curioso.

Cherubs
Heroin Man (1994). Mais um daqueles discos sensacionais do rock alternativo noventista, embora hoje pouco lembrado. É impressionante o amontoado das guitarras. São canais sobrepostos caoticamente propositadamente. O resultado é poderoso. Prato cheio pra quem curte grunge e stoner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário