sábado, 12 de março de 2022

Bandas/Artistas da Rússia

Desnecessário nessa altura dos acontecimentos ter que informar dos conflitos entre Rússia e Ucrânia (a.k.a. EUA), né? Na verdade, até deveria, visto a campanha da imprensa cheias de distorções que manipulam o tema. Entretanto, vou me restringir a questão musical, já que vem ocorrendo um verdadeiro boicote a cultura russa, indo desde o banimento da soprano Anna Netbreko e do maestro Valery Gergiev de suas funções - no maior exemplo de macarthismo - chegando até mesmo a aclamado restaurante brasileiro pagando mico tirando strogonoff de seu cardápio. Planejadamente ou estupidamente, todos juntam coro ao imperialismo e seu governo ucraniano fantoche apoiado por milícias locais nazistas.


Pensando nisso, selecionei um apanhado de grandes nomes da música Rússia para ouvir. Dividirei eles aqui com vocês.

Obs: não tenho o menor problema de futuramente vir aqui fazer um post só com artistas da Ucrânia. Na verdade, já estou em pesquisa.


Tchaikovsky
Desde que me entendo por gente, tenho um CD aqui em casa do Tchaikovsky, sendo o compositor o primeiro nome que vem à minha mente quando penso em artista russo. É também minha primeira lembrança quando o assunto é obras para balés, vide as seminais O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes. Não dá pra esquecer também do conhecidíssimo Concerto para Piano N°1.


Igor Stravinsky
Sem dúvida um dos meus compositores de música erudita predileta. Ainda assim, não posso dizer que escuto com recorrência, visto que sua obra é extremamente densa e complexa, chegando a explorar ritmos e melodias pouco convencionais. Entretanto, superada essa barreira, obras como Petrushka e, obviamente, A Sagração da Primavera, logo viram predileção. É um dos pontos mais altos da humanidade, pode ter certeza.


Nikolai Rimsky-Korsakov

Recentemente mencionei aqui no blog aqui havia escutado a suíte sinfônica Scheherazade do Korsakov, uma maravilha de grande lirismo melódico. Todavia, só agora soube que a “Flight Of The Bumblebee” é dele. Essa é uma daquelas composições que todo instrumentista virtuoso se dedica a tocar. Seria uma espécie de “Brasileirinho” russo?


Mussorgsky
Compositor aclamado. Praticamente um cronista russo sobre o período medieval. Nunca ouvi muito, mas o que escutei gostei. Vale lembrar que o Emerson, Lake & Palmer chegou a fazer uma versão para Pictures At An Exhibition.

Sergei Rachmaninoff
Honestamente não conhecia o material deste compositor, embora seu nome estivesse gravado no meu subconsciente. Pelo que vi, Rachmaninoff foi não só um grande compositor, mas também um grande pianista. Sendo assim, há diversas peças para o instrumento de autoria dele, vide o concerto Rapsódia Sobre Um Tema de Paganini, que ouvi e achei deslumbrante.

Serguei Prokofiev
Além da sua versão para Pedro e o Lobo - que inclusive, é espetacular, e ganhou versão na voz do Roberto Carlos -, conheço e adoro também a Cantata For The 20th Anniversary Of The October Revolution. Mas agora vi que ele fez uma ópera baseada em Guerra e Paz (Leon Tolstoi), trilhas para o Serguei Eisenstein (mas de filmes que honestamente nunca assisti, vide Alexander Nevsky) e que até mesmo ser de autoria dele o clássico balé Romeu e Julieta (que também nunca ouvi). Ou seja, tenho muitas dívidas com o Prokofiev para sanar. Farei o mais breve possível. 


Dmitri Shostakovitch
Mais um celebrado compositor, sendo esse bastante combatido pelo regime stalinista. Ele tem brilhantes concertos para piano.

Yuri Morozov

Pronto, chegamos a popular, que de russo eu não conhecia nada (vamos deixar t.A.T.u. de fora, ok?). O nome do Yuri Morozov de imediato chamou atenção. Seu trabalho passeia pela música folclórica russa, música eletrônica, rock psicodélico e jazz. É bastante rico e especial. Vale muito pesquisar.


Akvarium
Uma das bandas mais famosas na Rússia. Eles tem o formato bastante ocidentalizado. Tão na ativa desde 1972. Pelo que percebi, passaram por diversas fases. Tem coisas bem legais meio.


Kino
Outro grupo russo famoso na região. Aqui numa abordagem mais oitentista, chegando na new wave. O que ouvi achei bacana. Eles tinham na liderança um sujeito chamado Viktor Tsoi, um herói local, oriundo da classe trabalhadora e que teve uma morte prematura, tornando-o célebre na região.

Grazhdanskaya Oborona
Essa banda deu uma hypada recentemente, talvez por conta do “sucesso” de grupos como Molchat Doma (que é da Bielorrúsia), que despertaram a atenção para o punk/pós-punk/dark wave da região. Nem acho grande coisa, mas vale pela curiosidade. A gravação é imunda e o vocalista é esquisito (esses são os pontos positivos).


Pussy Riot
Pra finalizar, esse que talvez seja o grupo russo atualmente mais conhecido no ocidente, até por conta de sua postura politica, que alinha feminismo com uma atitude combativa ao Putin de muito interesse ao imperialismo. Independente de tantas contradições, vale conhecer. As vezes elas acertam a mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário