quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Canções antifascistas e anti-nazi

Já se passou uma semana da divulgação do vídeo em que o então secretário da cultura Roberto Alvim copia a fala, estética e política do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels. Entretanto, como o governo do Jair Bolsonaro ainda está de pé, a luta contra fascismo se mantém, de preferência não via as meras formalidades pequeno burguesa, mas com esmagamento deste governo repugnante. 

No campo cultura, do discurso, após uma breve pesquisa selecionei algumas músicas que abordam o tema. Todas canções de confronto.

Obs: é triste como a obra do Richard Wagner tenha ficado tão associada ao nazismo. Ouvir fora deste viés é importante para compreender sua magnitude musical.


Leadbelly - Mr. Hitler
O lendário músico de blues numa canção incisiva. Sua voz profunda e violão rústico amedrontam.

Woody Guthrie - All You Fascists
Agora é o ícone da música folk que politiza sua música numa canção que certamente inspirou o Bob Dylan.

Woody Guthrie - What Are We Waiting On
Mais uma letra extremamente bem escrita convocando setores populares a se unirem contra o autoritarismo sangrento do Hitler.

The Clash - Clampdown
É óbvio que o Clash não ia ficar de fora dessa. Uma das faixas mais legais do London Calling é também um hino de resistência e confronto.

Dead Kennedys - Nazi Punks Fuck Off
Direto como sempre, o Dead Kennedys apresenta essa pedrada do hardcore mandando a real sobre fascistas infiltrados no rock. Diga-se de passagem, algo bastante atual.

Sonic Youth - Youth Against Fascism
Longe do indie rock fofinho, o Sonic Youth é explicito na sua postura antifascista.

Propagandhi - The Only Good Fascist Is A Very Dead Fascist
O nome da música já diz tudo. O inimigo tem que ser combatido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário