Brilhantemente produzido pelo Terry Date, o álbum une com perfeição o peso do heavy metal com excelentes melodias. "Feiticeira" abre o disco trazendo ecos do rock alternativo e o estilo dramático do Chino Moreno cantar, projetando a voz com muito ar, trazendo uma sensação de anestesia, reforçada pelo timbre ultra processado.
Ao mesmo tempo que o groove da introdução de "Digital Bath" invoca a atmosfera hip hop do new metal - e que tremendo batera é o Abe Cunningham! -, os sintetizadores e a interpretação vocal estão muito mais próximas do trip hop. O metal poucas vezes soou tão sexual.
Os riffs em guitarras de sete cordas de "Elite", com direito a vocais esganiçados e efeitos robóticos, levam o peso do heavy metal para a modernidade. Já os timbres de "Rx Queen" são enormes, espaciais e corrosivos, permitindo que a composição caminhe por diferentes climas epifânicos.
Stephen Carpenter revela o grande guitarrista que é em "Street Carp", com direito a timbres robustos e acordes abertos que parecem preencher todas as frequências sonoras. Por outro lado, é a produção com referência na música glitch que domina o clima de devaneio de "Teenager". Essa sensação de delírio onírico se mantém na pesadíssima "Korea", que retrata as angustias em meio aos prazeres das drogas e do sexo.
"Knife Party" traz impressionantes vozes em falsetes de melodias árabes em meio a uma produção condizente com o new metal. Tais experimentações composicionais saltam aos ouvidos também em "Passenger", onde a participação do Maynard James Keenan apresenta uma riqueza melódica e interpretativa impressionante, com traços até mesmo de post-rock.
O disco ainda reserva "Changes (In The House Of Flies)", um dos principais singles do grupo, com seu timbre de bateria nitidamente robusto, guitarras enormes, teclados discretamente espaciais e vozes libidinosas. É o encontro do metal com o shoegaze/dream pop.
Vale lembrar ainda que a ótima "Back To School" está em algumas reedições do disco. É claramente a música mais "rap" do grupo no período.
Se o new metal até então parecia uma febre que seria apagada da história, via o White Pony o Deftones levou o estilo para a maturidade. O sucesso veio perante critica e público.

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