quinta-feira, 28 de agosto de 2014

TEM QUE OUVIR: Van Halen - 1984 (1984)

Em 1984, tanto o disco Thriller quanto a música "Beat It", ambas do Michael Jackson, estavam em primeiro lugar da Billboard. A faixa do Rei do Pop continha um brilhante solo de guitarra executado por Eddie Van Halen, que ajudou a popularizar uma nova linguagem virtuosa ao instrumento. Mas não foi só via Michael Jackson que EVH conseguiu isso. Sua banda, o Van Halen, ficará com a medalha de prata na época com o disco 1984 e a música "Jump".


Após anos de punk rock, disco music e new wave, o hard rock voltara a ganhar destaque. Para isso a banda rendeu-se aos timbres de sintetizadores e a uma produção mais pop (vide "I'll Wait"), embora não menos interessante. Todavia, os músicos não abriram mão da destreza em seus instrumentos, principalmente Eddie Van Halen, que voou através de frases rápidas, recheadas de harmônicos, alavancadas e tappings na guitarra. O super hit "Jump" comprova isso.

"Hot For Teacher" também foi um grande sucesso, passando freneticamente na programação da MTV. A introdução recheada de bumbos duplos do subestimado Alex Van Halen, além dos tappings alucinantes do Eddie, desencadeia numa divertida e sacana canção em que o vocalista David Lee Roth encarna o personagem canastrão/sedutor/californiano.

Ótimas faixas como "Panama" (um hit de riff e refrão contagiante), "Girl Gone Bad" (com pitadas nada moderadas de Rush) e "House Of Pain" unem arranjos acessíveis ao peso do heavy metal, tornando a obra seminal para que o hard rock de bandas como Mötley Crüe ganhassem destaque na mesma época.

Esse foi o último disco do grupo a contar com a presença do David Lee Roth (até o trabalho de volta, lançado em 2012). Foi com ele que o rock mainstream voltou a ser jovem, descompromissado, sexual e divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário