domingo, 13 de julho de 2014

TEM QUE OUVIR: The Beatles - A Hard Day's Night (1964)

A discografia dos Beatles é comumente dividida em entre antes e pós Revolver (1966). Na fase inicial, pejorativamente avaliada como "rock bobinho", temos A Hard Day's Night (1964), a primeira grande obra-prima do quarteto de Liverpool.


A "ingenuidade" das composições é inegável. O grupo apresenta canções que passam longe do experimentalismo que o grupo viria a desenvolver nos anos seguintes, mas nem por isso a obra deve ser desvalorizada. Muito pelo contrário, é o retrato sincero de uma banda ainda em desenvolvimento que acabara de lançar seu primeiro álbum contendo somente composições próprias. E levando em conta um grupo que contem Lennon e McCartney, isso definitivamente não é pouca coisa.

Desde o primeiro e misterioso acorde do disco, até sua última nota, o que vemos é George Harrison arrebatador com sua guitarra rickenbacker de 12 cordas em "A Hard Day's Night" e "You Can't Do That". Tem que ser muito coração frio para não se encantar com a ótima "I Should Have Known Better" e, principalmente, a clássica "Can't Buy Me Love" .

Mesmo as baladas românticas "If I Fell" e "And I Love Her" são pequenas preciosidades melódicas e vocais. E quando essa fórmula esta preste a saturar, as rockeiras "When I Get Home", "Tell Me Why", "Anytime At All" e "I'll Cry Instead" surgem e dão conta do recado.

Lançado como trilha sonora do filme homônimo, a obra catapultou ainda mais os Beatles para o estrelato. Sua capa, seu filme e suas músicas são o retrato perfeito da época. É o rock n' roll sem firula e com alcance pop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário