Existem inúmeros guitarristas de rock que fazem essa função com maestria, vide Paul Stanley (Kiss), Rudolf Schenker (Scorpions) e Brad Whitford (Aerosmith). Tem também aqueles que executam grooves tão intensos quanto solos, sendo o Jimi Hendrix o maior exemplo disso. E a coisa fica mais complicada quando partimos para outros estilos, como o funk, que contém guitarristas especialistas em tocar ritmos frenéticos, vide o excepcional Nile Rodgers (Chic).
Vou coloca aqui 5 exemplos de músicos que estão acima de qualquer suspeita quando o assunto é guitarra base NO ROCK. Vamos a eles!
1 - Malcolm Young (AC/DC)
Da mesma forma que o Angus Young é um símbolo de guitarrista solo, Malcolm é o exemplo de guitarrista base. O irmão Young mais velho tem como característica seu ritmo constante e tão potente quando a postura de Angus no palco. Seu talento para compor beira o absurdo e o respeito que ele tem dentro da banda é tão grande que, quando perguntaram para Angus o que ele achava de ser considerado um dos melhores guitarristas do rock, ele foi certeiro na resposta: "Mas eu não sou nem o melhor guitarrista do AC/DC!".
2 - Johnny Ramone (Ramones)
Inúmeras bandas já regravam Ramones e infinitos "projetos de banda" já tocaram uma vez nada vida uma música do quarteto nova-iorquino em alguma garagem. Mas ninguém soou tão bem quanto o Johnny Ramone. Pode colocar 3 guitarristas no palco, a somatória do som não chegara perto do petardo de mão direita do ícone da guitarra punk. Três acordes, palhetadas para baixo, guitarra Mosrites e amplificadores no talo. Ingredientes simples, mas que funcionam muito bem nas mãos de Johnny.
3 - James Heltfield (Metallica)
Quando o assunto é guitarra base no metal não tem conversa, James esmaga todos. A força dos riffs, a precisão na execução e timbres destruidores, uma junção de fatores que impressionaram o mundo da música logo nos primeiros anos de Metallica. Os violões iniciais de "Battery" servem de aperitivo para o estrondoso riff que vem logo em seguida. O heavy metal nunca mais foi o mesmo desde então!
Quando o assunto é guitarra base no metal não tem conversa, James esmaga todos. A força dos riffs, a precisão na execução e timbres destruidores, uma junção de fatores que impressionaram o mundo da música logo nos primeiros anos de Metallica. Os violões iniciais de "Battery" servem de aperitivo para o estrondoso riff que vem logo em seguida. O heavy metal nunca mais foi o mesmo desde então!
4 - Pete Towshend (The Who)
Peso na mão direita é fundamental para ser um bom guitarrista base, mas algo especial pode acontecer se aliarmos isso a inteligentes abordagens harmônica. Pete fez isso! Não deixando de explorar sua pegada sônica, aliou essa força bruta com a sofisticação de acordes, que preenchiam as canções de maneira impactante, ainda mais para uma banda que só tinha um guitarrista. Grande compositor e excelente instrumentista.
5 - Keith Richards (Rolling Stones)
Muito provavelmente o grande responsável pelo surgimento do termo "guitarrista base". Isso porque Keith sabe como poucos fazer um simples groove virar um riff poderoso. Quer um exemplo?
Kd o Paul Stanley ae no top list??
ResponderExcluirEle até foi citado, mas não da pra colocar todo bom guitarrista na lista. Alias, essa é a graça de se fazer listas!
ResponderExcluirAbraços!
Fala sério, antes de Keith Richards e Johnny Ramone tinha que ter John Lennon dos Beatles, um exemplo as bases de "All my Loving" e qualquer outra. E ele influenciou estes dois.
ResponderExcluirTambém concordo,as bases feitas por Lennon são ótimas, muitas no violão.
ExcluirMitch Mckenna, se for pra pensar em influencia, a lista se resumiria a caras como Bo Diddley, que influenciou o proprio Lennon. Tem muitos músicos bons, não da pra citar todos, é um lista de gosto pessoal. Obrigado pelo comentário.
ResponderExcluirConcordo com esta lista, Malcolm Young realmente é o melhor, não que outros sejam ruins
ResponderExcluirIzzy Stradlin, Paul Stanley, Rudolf Skenker.
ResponderExcluir