sexta-feira, 10 de outubro de 2025

ACHADOS DA SEMANA: Fleetwood Mac, Death, Ralph Vaughan Williams, Boris e Elizeth Cardoso, Zimbo Trio, Jacob do Bandolim & Época de Ouro

Fleetwood Mac
Vi um vídeo do Nuno Mindelis sobre o Peter Green e ele mencionou preferir ouvir as performances ao vivo do guitarrista do que em estúdio. Pensando nisso fui conferir o Shrine ‘69. A constatação é de que é difícil se contrapor ao Nuno. O Peter Green soa faiscante e sublime. É o guitarrista mais elegante do blues britânico. E que timbre, não!

Death
The Sound Of Perseverance (1998). Disco derradeiro do Death. Impressionante pensar a evolução do grupo e como, com isso, eles contribuíram pra evolução do gênero. E sem deixar de ser uma cacetada.

Ralph Vaughan Williams
Quando pensamos na música pop inglesa sempre mencionamos o quão eles são sofisticados nos arranjos e melodias, por vezes usando orquestrações. Pensando nisso, fui pesquisa a música erudita inglesa da primeira metade do século XX e cheguei no Ralph Vaughan Williams. Ele foi um grande compositor, tendo produzido balés, óperas, sinfonias, música vocal, além de ter sido um pesquisador da música folk inglesa. Por acaso vi que o Fantasia On A Theme By Thomas Tallis (1910) era uma das obras prediletas do David Bowie, o que me levou à motivação inicial da audição. Tá tudo aqui mesmo. Lindíssimo.

Boris
Amplifier Worship (1998). O nome do álbum já aponta o que esperar. O som de guitarra é avassalador, saindo com pressão física dos alto-falantes. Um dos melhores timbres de guitarra em disco. Tem drone, tem sludge. Alguns dos vocais mais poderosos do Boris está aqui. Definitivamente esse é meu tipo de worship.

Elizeth Cardoso, Zimbo Trio, Jacob do Bandolim & Época de Ouro
Eu sei que as vezes eu pareço bagaceiro (e sou mesmo), mas eu também sei ser apreciar a elegância. Época de Ouro. Gravação de 1968. O fino da música brasileira, via alguns de seus melhores instrumentistas e a grande interprete da canção popular. Um dos grandes registros da música brasileira. Um documento. Formidável. Separe uma bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário